Adquirida pela Apex, Carbyne alcança uma das melhores rentabilidades do país com fundo multimercado
Em Vila Velha desde a noite de ontem (11), o ex-ministro da Economia Paulo Guedes tomou posse como chanceler da Universidade Vila Velha (UVV). Guedes foi titular da pasta durante todo o governo de Jair Bolsonaro, entre 2019 e 2023, e anteriormente foi fundador do Banco Pactual e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec). O economista chega para fortalecer a rede de relacionamentos e parcerias da Universidade no Brasil e no exterior, além de apoiá-la em sua estratégia de internacionalização. Guedes falou para convidados no polo da UVV em Vila Velha sobre o potencial do Brasil em liderar a transição energética global em um momento de reindustrialização.
Paulo Guedes assumiu como chanceler durante a cerimônia de abertura do InovaWeek, o maior evento universitário de inovação e empreendedorismo do Espírito Santo. Promovido pela Universidade Vila Velha, o evento, que começa nesta terça e vai até a quinta-feira (14), terá como tema principal “Smart Communities: novos caminhos para evoluir”.
O cargo de chanceler da Universidade Vila Velha foi anteriormente ocupado por Manoel Ceciliano, ex-reitor da UVV e Ufes, que faleceu em setembro de 2020.
Após sua posse como chanceler, Paulo Guedes proferirá uma palestra intitulada “Oportunidades de Negócios Globais para o Brasil”, direcionada a convidados e jornalistas, no UVV Highline.
Formado no liberalismo econômico, pela Universidade de Chicago, Paulo Guedes, durante o seu discurso de posse, revisitou sua gestão como ministro da Economia. Ele foi responsável por encaminhar uma das reformas mais importantes da história do país, a Reforma da Previdência, além de outras medidas pautadas pela responsabilidade fiscal e econômica.
O ex-ministro também pontuou um dos momentos cruciais durante a pandemia da Covid-19 em que foram adotadas medidas de caráter emergencial para evitar que empresas demitissem os seus funcionários.
Em relação ao futuro do Brasil, Guedes tem uma visão otimista em relação à transição energética e o papel da educação nesse contexto.
“O nosso país se depara com uma enorme oportunidade pela frente. Neste momento de reconfiguração das cadeias produtivas globais, o Brasil entra em vantagem, sobretudo quando a proximidade geográfica e o menor risco geopolítico definem os critérios para os parceiros comerciais. Além disso, o Brasil tem assumido um protagonismo na economia verde. Já somos uma potência digital e em breve seremos uma potência energética. Com 85% da energia gerada a partir de fontes renováveis, como água, sol e vento, temos vocação para sermos protagonistas na criação de um ecossistema de transição energética. Vamos produzir energia limpa, investir em hidrogênio verde e amônia verde, como base para a segurança alimentar e para a reindustrialização global. O Brasil estará nessa fronteira”, destacou Guedes.
Guedes adiantou que estão em cursos conversas sobre a criação de cursos intitulados como “do futuro” – pautados na transição energética, medicina robótica, entre outros.
Agora, faz parte dos planos da UVV acelerar a sua internacionalização. O campus principal já tem 160 alunos estrangeiros ativos e a partir de 2023 vai oferecer semestres em inglês. No UVV Highline, em Vitória, a intenção é firmar parcerias com instituições internacionais.
Segundo José Luiz Dantas, presidente da instituição, Guedes chega para fortalecer os ideias da UVV no Brasil e no exterior. Ele enfatiza que a UVV já estabeleceu parcerias recentes com instituições de ensino nacionais, como G4 Educação, Insper, ESPM, César School, em diversos cursos e especializações em áreas como marketing, tecnologia, negócios, entre outras.
“Agora, com a presença de Paulo Guedes, estamos unindo esforços para reforçar nossa missão de buscar a excelência e proporcionar cada vez mais uma educação inclusiva e plural, características essenciais para uma verdadeira instituição acadêmica. É uma honra contar com alguém do perfil, trajetória e reconhecimento internacional de Paulo Guedes na UVV, e isso reflete no compromisso com o desenvolvimento humano e a dedicação do nosso trabalho”, destacou Dantas.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória