Com Paulo Guedes como chanceler, UVV avalia expandir para a Flórida e entrar na bolsa de valores
Nesta sexta-feira (15), começa mais uma edição do Vital no Sambão do Povo, em Vitória. Os organizadores estimam que cerca de 40 mil pessoas circulem nos dois dias do festival. Além disso, a expectativa é que o evento movimente direta e indiretamente em torno de R$ 50 milhões na cidade, 25% a mais do total arrecadado na edição anterior. A projeção é que essa edição aqueça a economia capixaba, envolvendo diversos setores, incluindo entretenimento, turismo, comércio e serviços, com impacto positivo em restaurantes, hotéis, bares, companhias aéreas, transporte por aplicativos, entre outros.
De acordo com a Associação da Indústria Hoteleira do Estado (ABIH-ES), hotéis e pousadas estão operando com uma taxa de ocupação de 90%. Além disso, restaurantes e estabelecimentos comerciais estão se preparando para atender a uma demanda de turistas em Vitória.
Pablo Pacheco, empresário e produtor do evento, enfatizou que dos 40 mil participantes, cerca de quase 5 mil pessoas são de outras cidades, estados e até países.
“Temos uma gama de serviços que são impactados pelo Vital, principalmente devido ao grande número de turistas que esperamos receber. O gasto médio dos turistas na cidade gira em torno de R$ 5 mil, incluindo hospedagem, transporte, compra e customização de abadás, além de outros serviços locais”, destacou Pacheco.
A estrutura do Sambão do Povo foi ampliada para este ano, incluindo melhorias como efeitos de iluminação e painéis de LED. Embora os números de investimento não tenham sido divulgados, a organização afirma que foram investidos 30% a mais de recursos em comparação com o ano anterior.
Dessa vez, o Vital contará com mais sete atrações e um total de 22 horas de festa nos dois dias de programação. Ao todo, serão mais de 40 atrações musicais, incluindo artistas locais e nacionais. A novidade deste ano é que todos os camarotes principais terão cantores nacionais e locais.
Segundo o organizador, o Vital atrai visitantes graças ao turismo de entretenimento, quando as pessoas escolhem viajar especificamente para um local por conta de eventos e festas.
“Esse setor é um dos que mais crescem no país, e Vitória, nos últimos tempos, voltou a ocupar uma posição de destaque no cenário nacional, graças ao retorno de eventos na cidade. O Vital, com sua tradição sólida e renome estabelecido, é um ícone nesse aspecto, cativando tanto aqueles que desfrutaram dele no passado quanto aqueles que ouvem falar pela primeira vez”, destacou.
Quanto às próximas edições, tudo leva a crer que o Vital ficará no calendário oficial da cidade.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória