Apex Partners conclui duas aquisições, projeta R$ 8 bilhões em ativos sob supervisão e R$ 1,3 bilhão em investimentos
O Sicoob ES está expandindo as operações no Espírito Santo. Neste ano, a cooperativa inaugurou 8 novas agências nos estados em que atua e agora planeja abrir mais unidades até o final deste ano. As inaugurações mais recentes seguiram o modelo Café Hall, agências que contam com espaços colaborativos e cafeterias, localizadas no Shopping Boulevard, em Vila Velha, e em Campinho, Domingos Martins. Para os próximos meses, a expectativa é que o número de cooperados que realizam suas operações financeiras nas seis cooperativas que integram o Sicoob ES ultrapasse a marca de 730 mil.
Das agências planejadas para serem inauguradas até o final deste ano, oito já estão em funcionamento no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia. No Espírito Santo, as duas inaugurações mais recentes ocorreram no Café Hall do Shopping Boulevard, em Vila Velha, e no Campinho, Domingos Martins.
A agência de Domingos Martins é a terceira a adotar esse modelo. A primeira foi inaugurada em 2019, no térreo do edifício sede da Federação das Indústrias (Findes), na Reta da Penha, em Vitória.
Atualmente, está em análise a viabilidade da criação da quarta agência, seguindo o padrão das demais unidades, e uma quinta agência em um formato mais simplificado. Ao todo, o estado deve contar com cinco estruturas do Café Hall, todas projetadas para incentivar conexões e oportunidades de negócios.
A inspiração para esse modelo veio das cooperativas no exterior, onde também foram observadas mudanças no comportamento dos cooperados em relação às agências físicas.
De acordo com o diretor-executivo do Sicoob ES, Nailson Dalla Bernadina, a meta é transformar as agências em pontos de encontro, uma vez que o perfil dos associados vem mudando ao longo do tempo.
“Mesmo após a pandemia, as pessoas desejam atendimento presencial. Embora as transações estejam se tornando cada vez mais digitais, o aconselhamento financeiro personalizado ainda tem grande potencial nas agências. Portanto, estamos repensando o modelo tradicional de agência, uma vez que a maioria das transações, cerca de 92%, já ocorre fora delas”, explicou Bernadina.
Nailson também prevê que, com o ritmo de inaugurações de novas agências, a cooperativa alcance a marca de 730 mil cooperados até o final deste ano. “Estamos focando na expansão física, especialmente em áreas com pouca presença de agências de instituições financeiras ou onde nossa atuação é limitada. Ainda existe um público que busca orientação e acompanhamento pessoal”, complementou.
Vale lembrar que o Sicoob ES é composto por seis cooperativas financeiras que atuam não apenas no Espírito Santo, mas também nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória