Importação de carros pelo ES chega a US$ 1 bilhão no ano, segundo maior valor do século
O capixaba Grupo Imetame– que atua nas áreas de metalmecânica, rochas, energia e petróleo, além de desenvolver o Imetame Porto Aracruz– está reforçando seus investimentos em Linhares para expandir sua produção de óleo e gás onshore (em terra). A “menina dos olhos” nesse momento é o campo Rio Ipiranga, no Pontal do Ipiranga, Linhares. A empresa tem 11 áreas exploratórias, das quais algumas devem se tornar produtivas até o início do ano que vem. Com essas novas campanhas, a projeção é dobrar em breve a produção total de petróleo da empresa.
Das 11 áreas exploratórias do campo Rio Ipiranga, cinco tem certeza de exploração e os outros seis podem ou não entrar em atividade, a depender da performance dos demais. Na capacidade máxima do campo a produção deve totalizar 2,5 mil barris de petróleo e 40 mil metros cúbicos de gás por dia.
O investimento em exploração, perfuração e infraestrutura deve girar em torno de R$ 150 milhões, estima Fábio Edgar Santos, Gerente Regulação, Planejamento e Novos Negócios da Imetame Energia. “Nessas atividades contamos com o apoio de outras empresas do grupo, como a de metal mecânica, e utilizamos sondas próprias o que reduz a necessidade de investimento e traz mais competitividade para nossa operação”.
Apenas neste mês, a Imetame retomou a produção em dois poços do Campo Rio Ipiranga, em Linhares: o Liderança e o Talento, que tem uma projeção de alta produtividade. Somente o poço Talento produz mais do que todo o campo de Lagoa Parda, da Imetame, que reúne uma quantidade relevante de poços.
Com esse otimismo, a Imetame prevê o início da produção em mais dois poços no Rio Ipiranga, o Coragem e o Competência, na primeira metade de 2024, somando uma produção total de 2 mil barris de petróleo por dia e 60 mil metros cúbicos de gás no campo. Com o sucesso da empreitada, esse volume adicional pode dobrar a produção total de óleo da empresa.
“Esperamos encerrar o ano com esses dois poços perfurados, com expectativa de início de produção entre março e abril de 2024”, afirma Fábio.
Para suportar essa expansão, a atual estação coletora de petróleo de Ipiranga receberá mais 4 tanques de armazenamento e uma nova Estação Coletora de compressão de gás.
Além do Espírito Santo, a Imetame Energia também é dona de campos de exploração de petróleo e gás na Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Alagoas.
A Imetame iniciou a atuar nessa área em 2009 e teve sua primeira produção em 2017. Recentemente, fez movimentos relevantes no Espírito Santo com a aquisição de campos da Petrobras.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória