Out 2023
19
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Out 2023
19
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Imetame espera 2,5 mil barris por dia no campo Rio Ipiranga

Das 11 áreas exploratórias do campo Rio Ipiranga, cinco tem certeza de exploração e os outros seis podem ou não entrar em atividade, a depender da performance dos demais. Na capacidade máxima do campo a produção deve totalizar 2,5 mil barris de petróleo e 40 mil metros cúbicos de gás por dia.

O investimento em exploração, perfuração e infraestrutura deve girar em torno de R$ 150 milhões, estima Fábio Edgar Santos, Gerente Regulação, Planejamento e Novos Negócios da Imetame Energia. “Nessas atividades contamos com o apoio de outras empresas do grupo, como a de metal mecânica, e utilizamos sondas próprias o que reduz a necessidade de investimento e traz mais competitividade para nossa operação”.

Apenas neste mês, a Imetame retomou a produção em dois poços do Campo Rio Ipiranga, em Linhares: o Liderança e o Talento, que tem uma projeção de alta produtividade. Somente o poço Talento produz mais do que todo o campo de Lagoa Parda, da Imetame, que reúne uma quantidade relevante de poços.

Com esse otimismo, a Imetame prevê o início da produção em mais dois poços no Rio Ipiranga, o Coragem e o Competência, na primeira metade de 2024, somando uma produção total de 2 mil barris de petróleo por dia e 60 mil metros cúbicos de gás no campo. Com o sucesso da empreitada, esse volume adicional pode dobrar a produção total de óleo da empresa.

“Esperamos encerrar o ano com esses dois poços perfurados, com expectativa de início de produção entre março e abril de 2024”, afirma Fábio.

Para suportar essa expansão, a atual estação coletora de petróleo de Ipiranga receberá mais 4 tanques de armazenamento e uma nova Estação Coletora de compressão de gás.

Além do Espírito Santo, a Imetame Energia também é dona de campos de exploração de petróleo e gás na Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Alagoas.

A Imetame iniciou a atuar nessa área em 2009 e teve sua primeira produção em 2017. Recentemente, fez movimentos relevantes no Espírito Santo com a aquisição de campos da Petrobras.

 

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas