Out 2023
21
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Out 2023
21
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Cooperativas de crédito reunem maior número de cooperados

Com presença em setores como saúde, crédito, agronegócio, serviços e transporte, as 115 cooperativas capixabas registraram um faturamento global de R$ 11,5 bilhões em 2022. Esse valor é o equivalente a 6,4% do PIB capixaba do mesmo ano.

Já no agregado do Brasil, as cooperativas movimentaram R$ 656 bilhões em 2022, o equivalente a 6% do PIB, proporção menor do que a registrada no Espírito Santo.

Apesar dessa pequena diferença na participação do PIB, o percentual de capixabas envolvidos direta e indiretamente no cooperativismo é bem maior que a média brasileira.

Em 2022, o Brasil tinha 20,5 milhões de cooperados, o equivalente a 9,5% da população total. No Espírito Santo, eram 747 mil cooperados, ou 19,5% da população estadual, mais que o dobro do índice nacional.

Do total de cooperados, as cooperativas de crédito sustentaram essa proporção. Só o Sicoob Espírito Santo foi responsável por 83,3% da base de cooperados capixabas e encerrou o ano com 622 mil associados nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia.

Em nível nacional, o cooperativismo representa 6% do volume total de depósitos do SFN (Sistema Financeiro Nacional), mas no Espírito Santo, esse número supera 10% do volume total de depósitos das instituições financeiras do estado;

Na sequência, a instituição financeira Sicredi com 22,8 mil cooperados (3,1%), a cooperativa agroindustrial Nater Coop, com 19,7 mil (2,6%) e a plataforma Ciclos, cooperativa de consumo de energia e conectividade do Sicoob ES, com 15,9 mil (2,1%).

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas