Suzano vai investir R$ 1,17 bilhão em nova fábrica de papel e reforma da unidade de Aracruz
Até o final de 2024, o Instituto Albert Einstein e a Universidade Vila Velha (UVV) vão criar um Centro de Simulação Realística- um ambiente de alta tecnologia que recria situações do dia a dia de um hospital em um ambiente controlado-, em Vitória. A ideia é oferecer treinamento usando simuladores de realidade virtual, robôs e manequins de alta fidelidade para aprimorar habilidades clínicas de profissionais da saúde, treinar para situações de emergências e aumentar a precisão dos procedimentos. A estrutura ficará no centro de educação executiva UVV Highline, na Enseada do Suá, em Vitória.
De acordo com Jefferson Cabral, diretor do UVV Highline, este será um centro de simulação realista de nível avançado, sendo um projeto pioneiro no Espírito Santo.
“Hoje, o centro de simulação realística do Albert Einstein em São Paulo está entre os cinco do mundo com a certificação de nível máximo. A implantação de um centro de simulação realística desse calibre não só enriquece o setor de saúde no mercado local, mas também proporciona uma formação para profissionais da área. Queremos trazer para cá algo alinhado com esse nível de qualidade e excelência que o Instituto representa”, ressaltou Cabral.
No Centro de Simulação Realística do Instituto Albert Einstein, por exemplo, mais de 14 mil profissionais recebem treinamento por ano em São Paulo. Além disso, é reconhecido pelo American Heart Association (AHA) e da American College of Surgeons (ACS) e pela Society for Simulation in Healthcare (SSH).
A ideia inicial do projeto é atender os alunos da UVV, mas posteriormente poderá ser ampliado para profissionais e estudantes de outros locais. Hospitais, operadores de saúde e empresas com departamentos de saúde internos poderão se beneficiar desse centro para o treinamento de seus profissionais.
“Além de elevar o nível de formação dos alunos da universidade, vamos atender às necessidades do mercado. A disponibilidade da estrutura serve tanto para formação do aluno quanto para universidade oferecer serviço para vários potenciais clientes corporativos”, explicou Jefferson Cabral.
Com mais de 60 anos de história, o Instituto Albert Einstein Educação faz parte da mesma organização que controla o Hospital Israelita Albert Einstein, uma das principais instituições de saúde do Brasil, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória