Nov 2023
24
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Nov 2023
24
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Antigo terminal de passageiros vai se transformar em espaço para logística

O novo terminal de cargas da Azul Cargo em Vitória, localizado ao lado do antigo saguão de passageiros, tem 2,4 mil metros quadrados e substituirá o antigo terminal, que será desativado. A companhia opera em capacidade máxima e espera um crescimento nos próximos anos, puxado principalmente pelo e-commerce.

Hoje a Azul é a maior operadora de carga do Espírito Santo e do país, com 35% do market share doméstico.

“Transportamos mais de 1,2 mil toneladas por mês e com o novo terminal temos capacidade de expandir de 20% a 30% esse volume no curto prazo e até 50% no longo prazo. Neste ano estamos operando com capacidade máxima”, afirmou Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.

Para atender a crescente demanda por transporte de cargas, a Azul pode aumentar a frequência de voos e o tamanho das aeronaves que passam por Vitória no futuro. Vale lembrar que o transporte de cargas é um dos principais subsídios para a existência de linhas comerciais de passageiros em capitais de menor porte, como Vitória.

“À medida que vai crescendo a movimentação de cargas adotamos medidas para atender a demanda: aumentamos o tamanho da aeronave, trazemos mais cargueiros, fazemos a combinação com outros modais, como o rodoviário. Conforme a necessidade, vamos ampliar”, enfatiza a diretora da Azul Cargo.

O antigo terminal de passageiros do Aeroporto de Vitória ainda está fechado, mas a Zurich entende que o espaço é vocacionado para receber operações logísticas como a da Azul. Recentemente, a concessionária fez investimentos em reformas para permitir que os cargueiros pudessem desembarcar mercadorias nesse terminal.

Depois que a Zurich assumiu a concessão do Aeroporto de Vitória, outras áereas também ampliaram o transporte de carga pelo terminal. A Avianca, que suspendeu a operação de passageiros, já transportou mais de 200 toneladas de mamão e 35 toneladas de pescado para os EUA e Europa.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas