Na contramão do mercado, Athena Saúde cresce e deve fechar ano com 400 mil vidas no Espírito Santo
Atualmente, todo voo da Azul que sai do Aeroporto de Vitória está completamente lotado de cargas, seja um cargueiro exclusivo para essa função, seja um avião de passageiros, que pode levar até três toneladas de cargas na “barriga”. Hoje, a companhia transporta cerca de 1,2 mil toneladas de cargas por mês a partir de Vitória para atender clientes como Arezzo, Wine e KaBuM!. Com a inauguração do novo terminal de cargas ontem (23), ao lado do antigo terminal de passageiros, a movimentação mensal pode crescer em até 50% no médio prazo. Para isso, a companhia vai precisar de mais voos e aeronaves maiores em Vitória.
O novo terminal de cargas da Azul Cargo em Vitória, localizado ao lado do antigo saguão de passageiros, tem 2,4 mil metros quadrados e substituirá o antigo terminal, que será desativado. A companhia opera em capacidade máxima e espera um crescimento nos próximos anos, puxado principalmente pelo e-commerce.
Hoje a Azul é a maior operadora de carga do Espírito Santo e do país, com 35% do market share doméstico.
“Transportamos mais de 1,2 mil toneladas por mês e com o novo terminal temos capacidade de expandir de 20% a 30% esse volume no curto prazo e até 50% no longo prazo. Neste ano estamos operando com capacidade máxima”, afirmou Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.
Para atender a crescente demanda por transporte de cargas, a Azul pode aumentar a frequência de voos e o tamanho das aeronaves que passam por Vitória no futuro. Vale lembrar que o transporte de cargas é um dos principais subsídios para a existência de linhas comerciais de passageiros em capitais de menor porte, como Vitória.
“À medida que vai crescendo a movimentação de cargas adotamos medidas para atender a demanda: aumentamos o tamanho da aeronave, trazemos mais cargueiros, fazemos a combinação com outros modais, como o rodoviário. Conforme a necessidade, vamos ampliar”, enfatiza a diretora da Azul Cargo.
O antigo terminal de passageiros do Aeroporto de Vitória ainda está fechado, mas a Zurich entende que o espaço é vocacionado para receber operações logísticas como a da Azul. Recentemente, a concessionária fez investimentos em reformas para permitir que os cargueiros pudessem desembarcar mercadorias nesse terminal.
Depois que a Zurich assumiu a concessão do Aeroporto de Vitória, outras áereas também ampliaram o transporte de carga pelo terminal. A Avianca, que suspendeu a operação de passageiros, já transportou mais de 200 toneladas de mamão e 35 toneladas de pescado para os EUA e Europa.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória