R$ 7 bilhões: PPP da Cesan para universalizar esgoto no ES começa a caminhar
Duas indústrias no Espírito Santo que foram atingidas por incêndios neste mês já estão retomando as suas atividades. A Placas do Brasil, fábrica de placas de MDF para a indústria moveleira, que teve um foco de fogo mais restrito, retomou 100% de suas atividades nesta semana. Já a Cacau Show, que teve um incêndio de maiores proporções, com cerca de 50% da planta afetada, retomou a produção da linha de biscoitos, que foi relativamente menos prejudicada pelas chamas.
A Placas do Brasil começa a retomar a produção após uma semana de paralisação. O incêndio aconteceu no dia 19 de novembro e atingiu o pátio de biomassa e o armazém de fragmentos de madeira (cavacos), enquanto a indústria foi preservada.
“Nosso modelo interno de combate ao incêndio foi bem eficiente e conseguimos controlar a extensão do fogo. Também contamos com a importante ajuda de empresas locais, bombeiros e companhias como Alcon, Seacrest, Suzano, Ambipar, VIX Logística, Norte Recicla”, avalia o CEO da Placas, Fernando Matarazzo.
A operação fabril, que normalmente funciona 24h em todos os dias da semana, foi interrompida, mas os carregamentos aos clientes não foram interrompidos.
“Mesmo sem a produção durante uma semana, remanejamos as vendas e prazos de entregas e estamos finalizando todas as vendas de acordo com o previsto. Saímos desse incidente com uma redução de estoque, mas com todas as entregas cumpridas”, afirma o CEO da Placas, Fernando Matarazzo.
Apesar da redução do estoque, as mercadorias não deixaram de ser entregues aos clientes, em sua maioria indústrias moveleiras. A projeção é encerrar este ano com 340 mil metros cúbicos de MDF comercializados e um faturamento próximo de R$ 500 milhões, mesmos números previstos antes do incêndio.
Já na Cacau Show, das sete linhas de alimentos que eram produzidas na fábrica em Linhares, cinco foram atingidas no incêndio iniciado em 7 de novembro. Foram destruídas parte da linha de biscoiteria, tabletes e trufas de chocolates, além de uma parte da linha de ovos de Páscoa do próximo ano. A empresa informou que metade da área e 60% da produção foram atingidas pelo incêndio. Nesta semana, a linha de biscoitos volta a operar.
“Um capítulo de superação se inicia em Linhares: a parte não afetada de nossa fábrica volta a operar hoje, trazendo de volta nossa deliciosa linha de Biscoiteria, mais forte do que nunca. É sobre descobrir a luz que brilha mesmo nas sombras, acreditar na resiliência da nossa turma e depositar confiança no processo de reconstrução. Estamos prontos para escrever uma nova história com mais determinação e paixão por realizar”, afirmou Alexandre Costa.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória