Suzano quer produzir 10 milhões de toneladas de papel para substituir plástico– Boticário e Faber-Castell já fizeram a troca
Maior produtor e exportador de pedras naturais do país, o Espírito Santo terá mais uma edição da Vitória Stone Fair, marcada para acontecer entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro, no Pavilhão de Carapina. A feira ajuda a alavancar negócios do mercado na largada do ano e tem a expectativa de movimentar cerca de R$ 1 bilhão (US$ 200 milhões) em negócios, com 250 marcas expositoras e 15 mil visitantes de todo o Brasil e de 50 países.
O Brasil é o quarto maior produtor de rochas ornamentais do mundo, sendo o maior fora do continente asiático, e o 5º maior exportador. A indústria brasileira de rochas ornamentais é composta por 12.200 empresas e o Espírito Santo concentra o maior número. O estado também é o maior exportador e principal produtor do Brasil, com 82% das exportações do país em valor e volume.
A Vitória Stone Fair, a principal feira do setor no país, vai reunir grandes empresas de pedras naturais (cerca de 60% do total) e fornecedores de equipamentos, máquinas, insumos e tecnologias (cerca de 40% do total). Para os empresários que participam dessa cadeia, é uma oportunidade para realizar negócios com o Brasil e o mundo.
“A Vitória Stone Fair é uma referência no mercado internacional e uma das maiores ferramentas de posicionamento estratégico do setor. A cada edição, reforça sua vocação em fomentar negócios, ser fonte de conteúdo técnico e geração de conexões entre os principais atores do setor. Em 2023, percebemos um aumento de visitantes do Leste Europeu, por exemplo. E, em 2024, não será diferente. Então é uma excelente oportunidade para a pedra natural brasileira conquistar novos mercados”, ressaltou Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze.
O presidente do Centrorochas, Tales Machado, adiantou que a entidade trará, por meio do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, compradores de mercados não tão conhecidos pelas empresas, como o Leste Europeu. A feira contará com visitantes de mais de 50 países, incluindo os tradicionais EUA, China, Itália e México.
“Além de vivenciar o arranjo produtivo de rochas, os convidados internacionais terão a oportunidade de conhecer mais o Espírito Santo e, para isso, estamos buscando parceria com o governo estadual para oferecer uma experiência completa, além da feira”, completa Machado.
Presidente do Sindirochas, Ed Martins ressalta a importância da Vitória Stone Fair. “Para o setor de rochas ornamentais, estima-se que 2024 será um ano de desafios e oportunidades.
“A Vitória Stone Fair vem para movimentar o segmento, para estreitar relacionamentos, promover trocas comerciais, para capacitar os profissionais e ditar as próximas tendências”.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória