Dez 2023
24
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Dez 2023
24
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Indústria extrativa puxou crescimento industrial do Espírito Santo nos três primeiros trimestres

De janeiro a setembro, a indústria e os serviços, incluindo o comércio, foram os setores de maior expansão no estado, ambos com um crescimento de 5,8%.

A economista-chefe da Findes, Marília Silva, destaca que alguns indicadores contribuíram para o bom resultado: “Entre esses indicadores está o de mercado de trabalho, com a geração de novas vagas de emprego formal e a redução da taxa de desocupação. No acumulado de janeiro a outubro deste ano, o Estado criou 39,5 mil empregos formais. Já a taxa de desocupação chegou a 5,5%, abaixo da nacional (7,7%). Outro destaque do período foi a queda da inflação sobre o preço dos alimentos”.

Dentro da indústria, a extrativa mostrou-se particularmente robusta, com um crescimento de 20%, impulsionada principalmente pela pelotização do minério de ferro e pela produção de petróleo e gás natural. No entanto, a indústria de transformação e a construção apresentaram retração nos três primeiros trimestres do ano.

O setor de serviços também teve um desempenho positivo, com aumento em todas as suas atividades: comércio (6,4%), transportes (4,6%) e demais serviços (5,7%).

Por outro lado, a agropecuária enfrentou um declínio de 7,6%, influenciada pela queda na agricultura, especialmente devido à bienalidade negativa do café. Contudo, a atividade da pecuária registrou um crescimento de 3,9%.

Comparativamente, o Brasil apresentou um crescimento inferior ao do Espírito Santo, com um aumento de 3,2% no PIB de janeiro a setembro. A agropecuária nacional, diferentemente da estadual, teve um aumento expressivo de 18,1%, enquanto os setores de serviços e indústria cresceram 3,2% e 1,2%, respectivamente.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas