Orlando Caliman: O que esperar da economia capixaba em 2024?
A CS3 Revestimentos– empresa especializada em rochas naturais e revestimentos sintéticos de Castelo– vai investir R$ 10 milhões em um dos maiores projetos de geração de energia solar fotovoltaica em telhado do Espírito Santo. Com essa iniciativa, a empresa espera produzir cerca de metade da energia que consome, tendo uma economia de até 45% nos gastos com energia elétrica.
O projeto de geração de energia fotovoltaica da CS3 foi concebido pelo Grupo Santa Maria e terá uma geração estimada de 290 MWh por mês. Nas contas da CS3, a empresa terá mais competitividade com a energia ainda mais barata do que a disponível no mercado livre.
“Este projeto nos garantirá maior competitividade no segmento em que atuamos, a partir da redução dos custos atuais com energia elétrica. Projetamos uma redução de pelo menos 35% do custo em relação ao mercado livre e 45% em relação ao cativo”, estima Alexandre Carvalho Soares, diretor de finanças da CS3.
Em 2023, a CS3 comercializou cerca de 1,9 milhão de m2 de revestimentos naturais e sintéticos e projeta crescimento para os próximos anos. Com a meta de neutralizar suas emissões de CO2, a empresa vai buscar novos investimentos em energia renovável.
“A CS3 tem em sua política de ESG a busca constante pelas melhores práticas de governança ambiental e como não poderia deixar de ser, temos como meta ser protagonista em iniciativas que visam sustentabilidade. Assim sendo, o investimento em energia fotovoltaica visa produção de energia limpa e de fonte renovável, contribuindo para reduzir e neutralizar a emissão de CO2”, completa Alexandre.
O ESG tem sido uma preocupação cada vez maior no segmento de rochas naturais do Espírito Santo. Segundo uma pesquisa da Futura Inteligência realizada em 2023, 57% das empresas realizam ações de melhoria ambiental entre reflorestamento, reaproveitamento de água e investimento em energia renovável. Além da preservação dos ecossistemas naturais e a redução de custos, essas iniciativas têm um peso relevante na tomada de decisão dos compradores internacionais.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória