Comércio exterior no ES dispara 53% em janeiro puxado por commodities, automóveis e aeronaves
A Lecar, primeira montadora de carros elétricos de capital nacional, está planejando a expansão de suas operações e produção do seu segundo modelo de carros elétricos, o Lecar 100. O anúncio ocorre poucas semanas depois que a montadora anunciou o lançamento do primeiro carro elétrico originalmente brasileiro: o Lecar Model 459. Em busca por um local para instalar a linha de produção do modelo popular, Flávio Assis, o capixaba fundador da Lecar, fez uma reunião com o Governador Renato Casagrande na última semana para buscar melhores condições fiscais.
Entre as vantagens competitivas do Espírito Santo em relação a outros estados, o CEO e fundador da Lecar, Flávio Figueiredo Assis, enfatizou a infraestrutura e rede de fornecedores existente no norte do estado, devido a presença de alguns fornecedores que atendem tanto a Lecar quanto a Marcopolo, Agrale, Randon e Weg.
Além disso, Assis cita que a localização estratégica do Espírito Santo, com acesso a importantes mercados consumidores em um raio de 1.000 quilômetros, torna-o um ponto de distribuição ideal para os produtos da Lecar.
Na última semana, Flávio Figueiredo Assis se reuniu com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, para discutir os benefícios fiscais e melhores regiões para se instalar no estado.
“O Espírito Santo tem uma vocação industrial e um olhar especial para iniciativas ESG, infraestrutura e uma localização privilegiada. Viemos conhecer a estrutura fiscal, que é altamente competitiva, abrangendo benefícios fiscais estaduais e federais para o norte do estado. A Lecar tem uma expansão natural de sua produção e, com certeza, o Espírito Santo pelas vantagens competitivas e pelo apoio recebido do governador Renato Casagrande, surge como uma grande oportunidade de estar montando carros por aqui em breve”, destacou Figueiredo.
Atualmente sediada em Alphaville, São Paulo, e com uma fábrica em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, a Lecar vê no Espírito Santo uma oportunidade para a instalação da linha de montagem do seu elétrico popular.
O segundo modelo da montadora o LECAR POP terá 4 portas e 5 lugares foi projetado com a realidade das estradas brasileiras, equipado com um motor 100% elétrico e uma autonomia de 250 quilômetros, com valor estimado de R$100.000.
“Atendendo o desejo dos brasileiros por carros com valores adequados ao padrão de consumo dos brasileiros iniciou o desenvolvimento do segundo modelo elétrico da montadora, que foi Batizado de Lecar 100. Este passo representa um avanço significativo nos projetos da empresa, evidenciando a satisfação com a evolução e o envolvimento dos brasileiros”, explicou Assis.
Hoje, o primeiro protótipo do 459 está sendo montado na fábrica da Lecar em Caxias do Sul, e deve ser concluído no primeiro trimestre deste ano.
O fundador da montadora foi também o fundador Lecard, uma administradora de cartões de benefícios capixaba que movimenta mais de R$ 1 bilhão no ano. Em 2022, vendeu a empresa de cartões para investir no novo negócio.
A ideia de montar a Lecar surgiu com a Lei 8.723, que regulamenta a redução de emissões de CO2 de veículos com prazo final em 2027, e prevê o encerramento da utilização de motores a combustão em veículos automotores fabricados a partir de 2028.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória