Orlando Caliman: A economia capixaba pode repetir o crescimento expressivo do ano passado?
Nos primeiros meses deste ano, a Associação de Empresários da Serra (Ases) deu início à construção do Planejamento Estratégico, um documento que orientará a gestão nos próximos dois anos. Com a nova diretoria e conselho da Ases definidos para o biênio 2023/2025, Fabio Junger, CEO do Grupo Emec, assumiu a presidência da instituição. Além dos novos projetos para os 200 associados ativos na economia capixaba, o planejamento é triplicar a quantidade de associados 600 até o final do mandato. A associação atua na Serra, cidade da Grande Vitória que tem diversificado sua economia, indo do agronegócio à industrialização, e que contribui com 20% do PIB do Espírito Santo.
Fabio Junger, CEO do Grupo Emec, tomou posse como presidente da Ases em dezembro de 2023. Desde então, a diretoria tem trabalhado na elaboração do plano estratégico que guiará todas as decisões nos próximos dois anos.
“Nos primeiros meses após nossa posse, dedicamos esforços à formatação e criação do planejamento estratégico que norteará nossa gestão. O nosso principal desafio é transformar a Ases em uma entidade auto sustentável, permitindo-nos concentrar nossos esforços e tempo não apenas na sua manutenção, mas prioritariamente em ações planejadas que promovam o desenvolvimento sustentável e competitivo de nossos associados”, destacou Junger.
Em outubro de 2023, a Associação dos Empresários da Serra inaugurou um hub de inovação sediado dentro da nova sede na Casa do Empresário, em conjunto com a rede empresarial Espírito Santo em Ação. O espaço, situado em um terreno de 5 mil metros quadrados em Jardim Laranjeiras, recebeu um investimento inicial de R$ 1 milhão.
Até o final de 2025, faz parte do planejamento aumentar o número de associados para 600, além de diversificar o perfil. Atualmente, participam da associação empresas de setores como metalurgia, siderurgia até serviços e indústrias de transformação. Para o biênio, está sendo feito um trabalho para aprimorar a representatividade, incluindo projetos de acordo com o porte e o setor de cada empresa, desde grandes empresas como ArcelorMittal, Vale, Viminas e Biancogres até as médias e micro e pequenas empresas.
Também serão realizados investimentos na expansão das atividades empresariais na Casa do Empresário, disponibilizando cursos de capacitação para colaboradores das empresas associadas e para os empresários, além de palestras e criação de um espaço cultural. “Nosso objetivo é auxiliar as empresas tradicionais a se adaptarem e inovarem, evitando que fiquem para trás em um cenário empreendedor cada vez mais dinâmico”, complementou Junger.
Nos últimos mandatos municipais, a Ases foi peça-chave no planejamento estratégico do município. Uma das colaborações foi na revisão das leis relacionadas à fiscalização municipal em situações referentes às empresas instaladas nos municípios. Além de conquistas como a revisão da cobrança do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) na transferência de ativos imobilizados das empresas.
Agora, a associação assumiu a coordenação, em parceria com a Findes, do planejamento estratégico para os próximos anos para o município da Serra. Esse plano, que abrange o período de 2024 a 2040, será um guia para os governantes futuros em áreas como infraestrutura, segurança e licenciamento ambiental.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória