Brazil Week: os destaques da semana do Brasil em Nova York
“A inteligência artificial não é uma simples onda, mas um verdadeiro tsunami. Ela se diferencia das ondas tecnológicas anteriores pela velocidade, abrangência e impacto. A inteligência artificial promete transformar radicalmente todos os aspectos de nossas vidas e ambientes de trabalho, de uma maneira disruptiva sem precedentes”. Com essas palavras, Walter Longo, especialista em Inovação e Transformação Digital e sócio-diretor da Unimark Comunicação, iniciou sua palestra durante a terceira edição do Conecta.CEO. O evento, realizado pelo Base27 com apoio da Timenow, reuniu mais de 100 CEOs, diretores e executivos de grandes empresas capixabas, em Vitória, para discutir as transformações causadas pela Inteligência Artificial no ambiente empresarial.
Idealizado pelo hub de inovação Base27, o Conecta.CEO trouxe uma programação com palestras e apresentações de nomes de peso no cenário nacional e internacional. Além de Walter Longo, o evento contou com a participação de Alexandre Fialho, sócio-fundador da BR-ME. Ambos levaram ao público conteúdos sobre tecnologias exponenciais, inteligência artificial e liderança.
Para aqueles que ainda não estão familiarizados com a tecnologia, os especialistas presentes no evento enfatizaram que a inteligência artificial chegou para ficar e pode ser uma grande aliada tanto na rotina profissional quanto pessoal. Para isso, é preciso que os CEOs se adaptem a essas tecnologias e comecem a integrá-las em seu dia a dia para aproveitar ao máximo suas vantagens.
Walter Longo, especialista em Inteligência Artificial e sócio-diretor da Unimark Comunicação, ressaltou que a inteligência artificial deve ser vista como uma ferramenta para somar, e não substituir, os profissionais. Ele apresentou exemplos de ferramentas que podem aumentar a produtividade e reduzir o tempo gasto em tarefas operacionais, mostrando como a tecnologia pode otimizar processos e liberar os profissionais para atividades mais estratégicas.
“A inteligência artificial não chegou para substituir o ser humano, mas para aumentar as suas habilidades. Ela pode automatizar tarefas repetitivas e liberar tempo para que as pessoas se dediquem a atividades mais criativas e humanas”, explicou. Um dado que chama atenção é que, segundo o Fórum Econômico Mundial, a automação vai eliminar 85 milhões de empregos, mas também vai criar 92 milhões de novos postos de trabalho. “Estamos diante de um grande movimento migratório no mercado de trabalho”, concluiu Longo.
Para o futuro é preciso ter uma combinação entre homens e máquinas, onde tecnologia e seres humanos trabalham em conjunto. Longo aponta que, quanto mais a inteligência artificial se disseminar, mais valorizadas serão as características humanas. Com a disseminação das redes sociais e da internet, “os encontros e eventos presenciais Serão cada vez mais valorizados, pois a interação pessoal se tornará ainda mais valiosa”.
O especialista comparou a inteligência artificial a um grande tsunami, mostrando que esta será uma das estratégias mais transformadoras para a sociedade e as empresas. Segundo ele, a grande revolução começou em 30 de novembro de 2022, quando a OpenAI anunciou o ChatGPT, marcando o início de uma nova era da inteligência artificial. No entanto, isso é apenas a ponta do iceberg em termos do potencial da tecnologia.
“As ferramentas digitais estão se tornando cada vez mais utilizadas no ambiente profissional. A produção de imagens, designs e textos é mais rápida, e essas ferramentas podem até se tornar assistentes virtuais de executivos, agendando reuniões, comprando passagens aéreas e até mesmo preparando e-mails para os clientes. Tarefas que antes eram repetitivas e demoradas agora são processos automatizados e ágeis”.
Para o CEO da Timenow, Antonio Toledo, o evento Conecta.CEO foi idealizado para atrair lideranças empresariais que estão na linha de frente da tomada de decisões nas grandes organizações.
“A nossa participação com a correalização do evento refletem nossa crença de que ecossistemas fortes produzem empresas fortes. Estar inserido em um ecossistema robusto é essencial para que também sejamos uma empresa forte, capaz de gerar mais soluções e agregar mais valor para os nossos clientes. A ideia do evento Conecta.CEO é atrair um público específico de lideranças que tomam decisões nas grandes organizações. Abordar temas como inteligência artificial e os impactos das transformações tecnológicas na tomada de decisão é fundamental para esse público.”
A Timenow tem crescido significativamente nos últimos anos, com uma taxa de crescimento anual de 30% nos últimos cinco anos.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória