Brazilian Regional Markets: evento da Apex em Brasília terá presidente do Senado
O principal evento de inovação do Espírito Santo, o ESX (Espírito Santo Innovation Experience) espera receber um público de 30 mil visitantes nos próximos dias 14, 15 e 16 de junho. Realizado na Praça do Papa, em Vitória, o evento é uma iniciativa conjunta do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI). Com quase 100 horas de conteúdos distribuídos ao longo de três dias, o ESX vai reunir mais de 130 palestrantes nacionais e internacionais, destacando como essas inovações podem ser aplicadas no dia a dia.
Eurípedes Pedrinha, diretor-técnico do Sebrae/ES, destaca que o ESX oferecerá oportunidades únicas de conexão entre empresas e startups brasileiras, inclusive as capixabas.
“Teremos rodadas tecnológicas, nas quais grandes empresas compartilharão suas dores e necessidades de melhorias, enquanto as startups terão a oportunidade de oferecer soluções, facilitando conexões e negócios entre empresas de diversos portes e segmentos. Além disso, haverá encontros com investidores, proporcionando aprendizado às startups, oferecendo orientações sobre como apresentar seus negócios e até mesmo a chance de encontrar potenciais interessados em investir em suas soluções”.
Este ano, o evento contará com a participação de 242 startups expositoras, sendo 107 do Espírito Santo. Essas startups representam uma variedade de setores, desde meio ambiente e agronegócio até tecnologia e finanças.
“A quarta edição do ESX consolida seu lugar como o principal festival de inovação do Espírito Santo e um dos maiores do país. Com mais de 20 expositores e 14 marcas patrocinadoras, além de mais de 200 startups apresentando suas soluções, das quais 40 são provenientes de fora do estado, o evento impulsiona um intenso networking e fortalece o ecossistema de inovação capixaba”, acrescentou Pedrinha.
A lista de palestrantes inclui os principais nomes do cenário brasileiro, como Walter Longo, publicitário e sócio-diretor da Unimark comunicação; Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas; Ricardo Cappra, cientista-chefe do Cappra Institute, que pesquisa o impacto dos dados na sociedade e nos negócios.
Além de Facundo Guerra, fundador do Grupo Vegas; Renato Meirelles, comunicólogo e escritor; Rafael Kiso, fundador e CMO da plataforma de gestão de mídias sociais mLabs; e Dafna Blaschkauer, que abordarão temas diversos relacionados à inovação e negócios.
Uma das novidades desta edição é que este será o primeiro evento carbono neutro do Sebrae/ES. As emissões de gases de efeito estufa serão quantificadas e compensadas por créditos de carbono do Grupo Marca. No local também haverá gestão de resíduos, valorização da reciclagem e ações de conscientização ambiental.
Outra inovação é o lançamento de um canal de oportunidades de negócios, uma plataforma que funcionará como uma espécie de “Netflix” para empreendedores, oferecendo conteúdos sobre negócios. Além disso, será apresentado o Mapa Digital do Turismo, destacando iniciativas de desenvolvimento turístico em todo o estado.
Com um movimento de expansão de público, o ESX atraiu mais de 25 mil visitantes na edição de 2023, e este ano espera superar essa marca, atraindo mais de 30 mil pessoas.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória