Jun 2024
30
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Jun 2024
30
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Diagnóstico climático será baseado em protocolos internacionais

Sob coordenação do Bandes, o projeto trará um Diagnóstico Climático, elaborado pelo ECO55, baseado em um questionário estruturado, alinhado com os principais protocolos internacionais de sustentabilidade, como o GHG Protocol e os padrões SASB, e com a taxonomia sustentável brasileira em desenvolvimento.

A ferramenta avalia os dados de emissões de gases de efeito estufa da empresas, os indicadores de sustentabilidade em cinco pilares – Meio Ambiente, Capital Social, Capital Humano, Modelo de Negócios e Inovação, e Liderança e Governança – e quais os riscos climáticos estão sobre a empresa, sejam eles físicos ou da própria transição da economia a menos intensiva em carbono.

“O Bandes tem um compromisso histórico com o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo, e essa iniciativa reforça nosso papel de agente de transformação da economia capixaba”, afirma o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive.

“Acreditamos que a sustentabilidade é um fator chave para a competitividade das empresas. Com o programa, buscamos entender como podemos estabelecer novas frentes de atuação para apoiar as empresas na transição energética, na mitigação de emissões e a se tornarem mais resilientes, fomentando a inovação principalmente para pequenas e médias empresas capixabas”, complementa.

Segundo Guilherme Barbosa, fundador da ECO55, as empresas selecionadas para o programa terão a chance de entender melhor seus impactos ambientais e sociais, identificar riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas e aprimorar suas práticas de sustentabilidade. Além disso, elas poderão comparar seus indicadores com outras empresas participantes e fazer parte de uma comunidade de negócios engajada na agenda climática.

“Nossa missão é democratizar o acesso à gestão da sustentabilidade, apoiar as empresas a mitigar suas emissões e a gerar impacto positivo na transição energética”, explica Guilherme.

“A parceria com o Bandes é uma oportunidade única para ampliarmos nosso impacto e contribuirmos para um futuro mais sustentável para o Espírito Santo. Através da nossa plataforma de conteúdo e tecnologia climática, vamos capacitar as empresas a entenderem seus desafios e oportunidades na agenda climática e a planejarem sua transição para um modelo de negócios mais sustentável”.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas