Panan vai investir R$ 50 milhões em nova fábrica em Linhares
A Splash Bebidas Urbanas – rede de cafeterias especializada em bebidas e alimentos prontos para o consumo fundada por empresários capixabas – está dando início ao seu processo de internacionalização com a abertura da sua primeira unidade em Portugal. A escolha do país se dá pelo fit cultural próximo ao do Brasil e pela alta presença da comunidade brasileira, o que representa uma oportunidade estratégica para a marca.
Localizada na cidade do Porto, a primeira unidade da Splash fora do Brasil deve ser inaugurada ainda em 2024 e manterá o mesmo modelo de loja, com adaptações para atender à cultura local, incluindo a incorporação de produtos portugueses ao menu.
Além disso, alguns produtos brasileiros, como pão de queijo, coxinha e brigadeiro, serão oferecidos aos clientes em Portugal, como forma de levar um pouco da origem da marca para lá.
“Temos planos de chegar a 30 unidades no país já no primeiro ano de atuação”, afirma o CEO da Splash Bebidas Urbanas, Lucas Moreira.
A rede prevê um investimento significativo na expansão internacional. “Estimamos investir aproximadamente R$ 15 milhões, que serão destinados à implantação dessas lojas ao longo do período, em Portugal”, reforça o empreendedor.
Lucas afirma que o foco inicial é Portugal, mas que a rede não descarta explorar novos mercados, inclusive em países vizinhos.
“Recebemos o interesse de parceiros para os Estados Unidos, além também de países mais próximos, como Chile, Uruguai e Paraguai”, afirma Moreira.
A Splash foi fundada em São Paulo, pelo casal de empresários capixabas Brunna Farizel e Lucas Moreira, em 2018, e possui atualmente mais de 100 franquias em território brasileiro.
Além de contar em seu quadro societário com o empresário Rogério Salume, fundador da Wine, maior e-commerce de vinho do mundo, em 2023 a rede anunciou a chegada da apresentadora Sabrina Sato também ao time.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória