Reforma tributária coloca cooperativas em risco; entenda os impactos no Espírito Santo
A 4a temporada do Espírito Startups está chegando na TV Vitória. O reality show de inovação capixaba terá nove startups na disputa por um prêmio de R$ 500 mil, que inclui aporte financeiro da Apex, consultoria do Hugb e um pacote de mídia na Rede Vitória. As vencedoras das últimas edições aproveitaram a visibilidade e o recurso para acelerar o crescimento e faturar mais. Veja como estão hoje as campeãs Conta Café, Maya Tecsaúde e Converta.
Conta Café (2021)
A startup Conta Café, vencedora da primeira temporada do Espírito Startups em 2021, teve uma rápida expansão nacional após a participação. A plataforma permite aos produtores rurais trocarem sua produção futura por insumos agrícolas, na modalidade de ‘barter’.
“Participar do Espirito Startups foi um grande salto para o mercado nacional de café. Conseguimos penetrar no mercado mineiro; Cerrado Mineiro, Zona da Mata, levando a plataforma para o mercado de Arábica. Um crescimento na casa de 60% em 6 meses. Expandimos para o mercado do Sul da Bahia e Rondônia, com atuação no Conilon”, conta Flávio Gianordoli, sócio da Conta Café.
“Hoje estamos trabalhando em um projeto de crescimento para a Soja e Milho, que na época do programa foi uma das orientações que tivemos com a mentoria do Rogério Salume. Com o pacote de mídia da Rede Vitória, chegamos com mais eficiência e profissionalismo ao nosso público alvo, lojas e revendas de insumos agrícolas”, completa Flávio.
Maya Tecsaúde (2022)
A vencedora da edição de 2022, Maya Tecsaúde investiu no seu modelo de negócio e registrou um um crescimento expressivo. A startup criou uma plataforma digital para conectar cuidadores de idosos e enfermeiros com os pacientes que precisam desse serviço.
“Quando vencemos o programa, tínhamos um atendimento médio de 40 pacientes por mês e 60 profissionais em atividade. Atualmente temos um atendimento de mais de 140 pacientes por mês e mais de 240 profissionais atuando. Nosso faturamento aumentou em mais de 400% nos últimos dois anos, com uma movimentação mensal de quase 400 mil reais. Além disso, atuamos hoje em mais de 20 cidades, entre Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais”, comemora Júlia Schuwartz, fundadora da Maya.
Converta (2023)
Em uma disputa acirrada, a startup capixaba Converta levou o prêmio de R$ 500 mil em 2023. A tecnologia criada pelos empreendedores permite transformar sites em aplicativos completamente funcionais em apenas alguns dias.
“Ser avaliado e ter feedback de grandes empreendedores foi muito importante para evoluirmos como empresa. Triplicamos o número de clientes e quase triplicamos a receita recorrente desde a participação no Espírito Startups; com apenas dois anos de atividade, já alcançamos um resultado operacional positivo mesmo aumentando os investimentos”, afirma Alexandre Moreira, fundador da Converta.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória