Feira da Cooabriel triplica volume de negócios e movimenta R$ 700 milhões
A Portocel, operadora portuária e de terminais, recebeu no domingo (04) a primeira carga no terminal da Suzano (T32), no Porto de Santos – considerado um dos 40 maiores do mundo. Foram 60 vagões da própria Suzano que chegaram por meio da ferrovia que corta o terminal. A operadora assumiu a gestão do terminal em junho e mira uma movimentação de 1,35 milhão de toneladas por ano.
A Portocel opera um porto em Aracruz, no Espírito Santo, considerado um dos mais eficientes do mundo e com capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas por ano de diferentes produtos – incluindo celulose, rochas, produtos siderúrgicos, cargas de projeto e veículos.
Com o terminal em Santos, a empresa colocou um pé fora do estado pela primeira vez.
O terminal de Aracruz conta com 300 colaboradores diretos e mais 50 foram contratados para apoiar as operações em Santos. Com a expansão para Santos, a empresa abre portas para a ampliação de suas atividades.
O T32 acaba de passar por uma reforma financiada pela Suzano que ampliou sua capacidade de armazenagem em cerca de 7 mil m² e adicionou mais quatro linhas à sua malha ferroviária. Com dois pórticos para descarregamento, a estrutura tem capacidade para 44 vagões com desembarques simultâneos.
Em janeiro deste ano, Alexandre Billot Mori, gerente executivo de Operações do Portocel, afirmou que esse terminal será relevante para o escoamento da produção da nova fábrica da Suzano no Mato Grosso do Sul e que a empresa tem a expectativa de movimentar 1,35 milhão de toneladas por ano.
RESULTADOS RECORDES
Esse pontapé na operação paulista ajuda a acelerar o crescimento da Portocel, que registrou resultados animadores no último exercício.
Em 2023, a empresa registrou a maior movimentação de cargas de sua história, de 6,65 milhões de toneladas, um aumento de 6% com relação às 6,26 milhões de toneladas em 2022.
Os indicadores financeiros também alcançaram patamares inéditos, com um Ebitda (lucro antes de juros, impostos e amortização) que registrou um crescimento de 30% em relação a 2022.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória