Em 12 meses, produção industrial do Espírito Santo sobe 6,1%. Veja o que puxou crescimento
O turismo capixaba registrou crescimento de +6,2% durante o 2º trimestre de 2024, na série com ajustes sazonais. Nesse período, segundo o Boletim Economia do Turismo, divulgado pelo Instituto Jones dos Santos Neves e a Secretaria do Turismo, São Mateus e Vitória foram as cidades do Espírito Santo que registraram os maiores saldos de geração de empregos, entre as atividades características do turismo no estado.
São Mateus foi a cidade com maior saldo de geração de empregos ligados ao turismo no Espírito Santo (+300), segundo o boletim. Em termos de região turística, no 2º trimestre de 2024, o maior saldo foi na Região do Verde e das Águas, com a geração de 395 postos de trabalho, seguido pela Região Metropolitana (+89) e Região Doce Terra Morena (+37).
No acumulado dos últimos 4 trimestres, Vitória, Vila Velha e Serra entram na lista das cidades que mais geraram empregos formais ligados ao turismo no estado.
O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, explica que o desempenho positivo na economia do turismo do Espírito Santo impacta todos os outros setores da economia capixaba.
“Os dados mostram que o crescimento do turismo no estado tem reduzido a informalidade e criado oportunidades nos mais variados segmentos do setor, desde hotéis e pousadas até bares, restaurantes, transportes e atividades culturais. Os setores de comércio e serviços também são diretamente impactados”, completa.
Em todo o estado, os segmentos com maior impacto na geração de emprego formal no setor de Turismo foram os de “Alimentação” e “Atividades culturais e desportivas” com saldo positivo de +739 e +103 postos de trabalho, respectivamente. No acumulado do ano, “Alimentação” (+1.504) e “Transporte” (+302) integram a lista.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória