R$ 40 bilhões: Espírito Santo assina acordo para reparação dos danos causados pelo desastre de Mariana
Um dos maiores grupos de ensino superior da Europa, o Galileo Global Education, comprou o controle da Faculdade Multivix. A companhia – que tem capital fechado e tem como principais acionistas a família controladora da L’Oréal e o fundo de pensão canadense CPPIB – já vinha buscando ativos no mercado brasileiro há um tempo. Com a transação, a faculdade capixaba passará por uma expansão nacional, segundo a nova administradora.
Brunella Bumachar, uma das fundadoras da Multivix, explicou que a negociação com a Galileo Global Education durou cerca de um ano.
“Eles já estão em 18 países, mas faltava entrar na América Latina. Para isso, eles precisavam de um parceiro que tivesse credibilidade, que tivesse gestão e fosse uma empresa bem-sucedida. Eles encontraram a Multivix e a gente achou que era um momento bom pra gente deixar o caminho da Multivix livre para uma internacionalização”, explica.
Além de Brunella, outras três famílias – representadas pelos sócios Fernando Ribeiro, Alexandre José Serafim, Rogério Menezes e Luiz Carlos Menezes – também deixaram o negócio. A gestão da faculdade capixaba, no entanto, seguirá nas mãos da família Penina, que segue como acionista minoritária.
“A gente está saindo em uma hora que as coisas estão ‘de vento em popa’. Nos últimos três meses, conseguimos mais três cursos de medicina, por exemplo. Então, a gente acha que está num momento bom, de ciclo completo. A ideia da Galileo é começar expandindo para o Brasil, e a Multivix foi a porta de entrada”, completou Bumachar em conversa exclusiva com a coluna Mundo Business.
Com a transação, a Multivix vai passar por uma expansão nacional. Hoje, a capixaba tem seis faculdades e um centro universitário, com 310 polos de EAD no país. A base é de 60 mil alunos.
O grupo europeu soma 58 marcas em ensino superior em 18 países, com mais de 250 mil estudantes. Além da Europa, onde está sua maior operação, tem escolas na Ásia e América Latina, incluindo instituições como Paris School of Business, na França; o Instituto de Estudios Universitarios, no México; a Macromedia University, na Alemanha; e o Istituto Marangoni, na Itália.
Os dois principais acionistas da Galileo Global Education são a Têthys Invest, holding de investimento da família Bettencourt, controladora da L’Oréal, que soma mais de US$ 100 bilhões em ativos sob gestão, e o fundo de pensão canadense CPPIB, que possuem 37% da companhia, cada um. O grupo britânico Montagu tem os outros 17% e o banco de fomento francês Bpifrance tem os 9% restantes.
Por meio de nota, o Grupo Multivix declarou que a parceria traz uma maior robustez ao integrar a instituição a uma das maiores e melhores redes de educação superior do mundo.
“Estamos muito contentes em unir forças com a Galileo Global Education, líder em ensino superior europeia, para melhorar ainda mais as oportunidades educacionais no Brasil. Essa parceria permitirá que aproveitemos a experiência global e os métodos de ensino inovadores da Galileo, mantendo ao mesmo tempo os fortes valores locais e a excelência acadêmica que a Multivix construiu ao longo dos anos. Juntos continuaremos a promover o desenvolvimento dos futuros líderes do Brasil, ampliando o acesso à educação de excelência internacional e contribuindo para o crescimento do dinâmico cenário educacional do nosso país”, destacou Tadeu Penina, sócio e CEO da Multivix Brasil.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória