Buy ES: lideranças capixabas discutem futuro do Espírito Santo em evento em Pedra Azul
Mais de 300 empresários e lideranças do setor público e privado se reuniram ontem em Pedra Azul, no evento #BuyES, para debater as possibilidades de posicionar o Espírito Santo como um hub estratégico no cenário global. Do petróleo à logística, veja os destaques a seguir.
O encontro, promovido pela Apex e Rede Vitória, reuniu representantes dos principais setores da economia capixaba, como infraestrutura, logística, turismo, petróleo e gás.
No painel“Do Espírito Santo para o mundo: logística, commodities e turismo”, o governador do estado, Renato Casagrande, destacou os investimentos, avanços e projetos realizados nos últimos anos – e concluiu que, mesmo com tantas potencialidades, o estado ainda é “segredo bem guardado.”
“Nós não somos o maior estado do Brasil, então temos que ser o melhor estado do Brasil. Com qualidade de vida, com organização e com desenvolvimento. Precisamos romper com esse complexo de que as pessoas não conhecem o Espírito Santo e mostrar o potencial do nosso estado para o mundo”, afirmou o governador.
Outro destaque do evento foi o potencial capixaba para ser o hub do comércio exterior brasileiro. Hoje, 25% das exportações do país passam pelo Espírito Santo e, internamente, 88% das exportações da indústria capixaba são realizadas via portos.
O CEO da Imetame, Gilson Pereira, destacou como o norte do estado vem atraindo investimentos significativos destinados à ampliação de seu complexo portuário e logístico. Ele participou do painel “Aracruz: novo polo logístico brasileiro” ao lado de Pedro Benevides, Diretor Comercial da Vports; Alexandre Billot, Gerente Geral na Portocel; e Luís Cordeiro, Presidente do Grupo Estel.
“Há 15 ou 20 anos atrás, Aracruz já era vista como uma alternativa para o crescimento do setor portuário do Espírito Santo. Toda a infraestrutura da cidade é um grande atrativo – não apenas para o município, mas para todo o estado. Temos a primeira zona privada de exportação, a inserção do município na Sudene, além de outras grandes oportunidades de crescimento, instalação de novas fábricas e indústrias. O desenvolvimento ali é evidente”, enfatizou o CEO da Imetame.
O protagonismo na indústria de Petróleo e Gás também foi pauta no Buy ES. Pioneiro na exploração da camada pré-sal no Brasil, o Espírito Santo é o terceiro maior produtor de petróleo do país e o setor desempenha hoje um importante papel na geração de empregos qualificados e no crescimento do PIB capixaba.
“O Espírito Santo possui um dos maiores potenciais energéticos do Brasil, uma plataforma completa que vai do poço ao porto, integrando gás e distribuição. É hora de mostrar ao mundo o que o Espírito Santo pode fazer, com inovação, governança e ambição”, reforçou o fundador e presidente do Integres, Juan Alves.
A Gerente Executiva da Petrobras, Lilian Melo, reforçou o potencial capixaba no setor de óleo e gás e enfatizou que a gigante do petróleo brasileiro pretende seguir investindo no Espírito Santo.
“Temos uma parceria muito grande no estado há muito tempo, não é de agora, vem desde o primeiro poço, que foi perfurado em 1957. Só um campo no Espírito Santo já produziu um milhão de barris, e acabou de chegar uma outra unidade, o Maria Quitéria, que tem a capacidade de produzir mais de 100 mil barris. Estamos falando só de petróleo, mas há muitas outras oportunidades de investimento. Só no passado, a gente contratou quase R$ 2 bilhões aqui no Estado, de fornecedores locais. E vamos seguir investindo”, concluiu.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória