Jan 2025
2
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Jan 2025
2
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Complexo demandará investimento de R$ 2 bilhões

Localizado às margens da BR-101, no trecho conhecido como Contorno do Mestre Álvaro, o complexo Private Log será construído em um terreno de 1,5 milhão de metros quadrados e terá 620 mil m² de área bruta locável – tornando-se o maior condomínio logístico do país. Hoje, quem ocupa a posição é o GLP Guarulhos II, em São Paulo, que possui 500 mil m² de área bruta locável.

Segundo o CEO da Private Construtora, Mateus Vitoria Oliveira, o complexo – que demandará um investimento na casa dos R$ 2 bilhões – vem em um momento em que o mercado de galpões têm corrido para dar conta do aumento da demanda, com o avanço dos gigantes do e-commerce.

“Todos os nossos futuros inquilinos estão espalhados por dois ou três complexos logísticos dentro do Espírito Santo, mas nenhum com espaço suficiente para comportar uma expansão. Então, o local escolhido para o empreendimento visa sanar essa ‘dor’ dos nossos clientes”, explica.

O empreendimento contará com quatro galpões logísticos, além de um prédio comercial, um posto de gasolina, um heliponto, um outlet e restaurantes. As obras terão início em julho de 2025 e devem ser concluídas em quatro anos.

Mas, de acordo com o CEO, a expectativa é ter 100% da ABL pré-assinada até o fim de 2025, ainda que o complexo não esteja todo construído. A construtora capixaba já está em negociação com três inquilinos – um e-commerce, um farmacêutico e um operador logístico – que devem ocupar 180 mil m², quase um terço do total.

Hoje, o Espírito Santo tem uma das menores taxas de vacância – indicador que representa a porcentagem de imóveis não locados – de galpões do Brasil. Segundo o Radar Imobiliário da Apex, que monitora os indicadores do mercado imobiliário no Espírito Santo, o total de ABL (Área Bruta Locável) cresceu 12,9% no segmento logístico do estado, do 2° trimestre de 2023 para o 2° trimestre de 2024. Na Serra, a disponibilidade de galpões logísticos é baixa: a taxa de vacância é de apenas 9,42%.

O projeto marca a estreia da Private na incorporação logística. Até então, a empresa se concentrava em obras públicas, corporativas e industriais, além de serviços para empresas de extração de petróleo onshore.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas