• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

'EUA estão cada vez mais em risco com ações da China', diz Pompeo

Economia

'EUA estão cada vez mais em risco com ações da China', diz Pompeo

Segundo ele, empresas chinesas compartilham informações com o setor militar

Estadão Conteúdo

Redação Folha Vitória
Foto: US Embassy in Korea

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou nesta segunda-feira, 13, que os Estados Unidos estão "cada vez mais em risco com ações da China", ao se referir a questões de propriedade intelectual e compartilhamento de tecnologia relacionadas ao país asiático.

Segundo ele, empresas chinesas compartilham informações com o setor militar. "Temos que impedir que a China use nossa tecnologia contra nós", disse o secretário, em um evento no Commonwealth Club, na Califórnia. Ele acrescentou que "há sérios riscos para a segurança nacional" no compartilhamento de tecnologia com o país asiático e que o presidente americano, Donald Trump, "está agindo para confrontar a China".

Pompeo declarou que a chamada "fase 1" do acordo comercial sino-americano é um "avanço" e que os EUA precisam fazer com a China cumpra o que prometeu. "Estou convencido de que podemos cooperar com a China", afirmou. O pacto preliminar entre Washington e Pequim deve ser assinado na quarta-feira, 15, em uma cerimônia na Casa Branca.