Procon-ES: crédito consignado lidera atendimentos em 2024
O crédito consignado lidera demandas, com 7.068 atendimentos; crescimento reflete a confiança dos consumidores no Instituto
O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) realizou 49.732 atendimentos em 2024, um aumento de quase 30% em relação ao ano anterior. Crédito consignado foi a principal demanda, representando 7.068 atendimentos, um crescimento de 58,6% na comparação com 2023.
LEIA TAMBÉM:
> Verão em Linhares tem exposição sobre tartarugas marinhas
> Fim de semana no ES tem alertas de chuvas e ventos de até 100 km/h; veja cidades
> Convento da Penha tem horário de visitação estendido durante as férias; confira
Outros problemas destacados incluem cartões de crédito (5.380 atendimentos), serviços bancários (2.351), internet (2.286) e eletrodomésticos e eletrônicos (1.763). Energia elétrica (1.529) e planos de saúde (849) também estão entre as principais reclamações.
Principais demandas dos consumidores
Os consumidores procuraram o Procon-ES principalmente por questões como:
• Negociações de dívidas;
• Cobranças indevidas;
• Problemas contratuais, como cláusulas abusivas;
• Produtos ou serviços com qualidade inferior ao prometido;
• Lançamento de serviços não contratados ou sem consentimento.
• Confiança Crescente no Procon-ES
Para diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, o aumento nos atendimentos reflete a confiança da população no trabalho do Instituto.
“Estamos ao lado da população, orientando e garantindo o respeito aos seus direitos. É essencial que o consumidor esteja atento às suas relações de consumo, analisando contratos, observando movimentações financeiras e denunciando práticas abusivas,” afirmou.
Como registrar reclamações
Os consumidores podem registrar reclamações pelos seguintes canais:
Presencialmente:
Sede Procon-ES: Avenida Jerônimo Monteiro, 935, Centro, Vitória. Atendimento mediante agendamento pelo site agenda.es.gov.br.
Faça Fácil Cariacica: atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados até 13h, com agendamento em facafacil.es.gov.br.
Online:
Pelo Atendimento Eletrônico no site procon.es.gov.br;
WhatsApp: envio de dúvidas e denúncias pelo número (27) 3134-8499;
Documentos Necessários:
Para formalizar a reclamação, é necessário apresentar:
Carteira de Identidade e CPF;
Comprovantes de compra ou serviço (nota fiscal, boletos, contratos, etc.).