Economia

Procon-ES: crédito consignado lidera atendimentos em 2024

O crédito consignado lidera demandas, com 7.068 atendimentos; crescimento reflete a confiança dos consumidores no Instituto

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) realizou 49.732 atendimentos em 2024, um aumento de quase 30% em relação ao ano anterior. Crédito consignado foi a principal demanda, representando 7.068 atendimentos, um crescimento de 58,6% na comparação com 2023.

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Outros problemas destacados incluem cartões de crédito (5.380 atendimentos), serviços bancários (2.351), internet (2.286) e eletrodomésticos e eletrônicos (1.763). Energia elétrica (1.529) e planos de saúde (849) também estão entre as principais reclamações.

Principais demandas dos consumidores

Os consumidores procuraram o Procon-ES principalmente por questões como:

• Negociações de dívidas;

• Cobranças indevidas;

• Problemas contratuais, como cláusulas abusivas;

• Produtos ou serviços com qualidade inferior ao prometido;

• Lançamento de serviços não contratados ou sem consentimento.

• Confiança Crescente no Procon-ES

Para diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, o aumento nos atendimentos reflete a confiança da população no trabalho do Instituto.

Estamos ao lado da população, orientando e garantindo o respeito aos seus direitos. É essencial que o consumidor esteja atento às suas relações de consumo, analisando contratos, observando movimentações financeiras e denunciando práticas abusivas,” afirmou.

Como registrar reclamações

Os consumidores podem registrar reclamações pelos seguintes canais:

Presencialmente:

Sede Procon-ES: Avenida Jerônimo Monteiro, 935, Centro, Vitória. Atendimento mediante agendamento pelo site agenda.es.gov.br.

Faça Fácil Cariacica: atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados até 13h, com agendamento em facafacil.es.gov.br.

Online:

Pelo Atendimento Eletrônico no site procon.es.gov.br;

WhatsApp: envio de dúvidas e denúncias pelo número (27) 3134-8499;

Documentos Necessários:

Para formalizar a reclamação, é necessário apresentar:

Carteira de Identidade e CPF;

Comprovantes de compra ou serviço (nota fiscal, boletos, contratos, etc.).