Economia

Empresários do ES investem no exterior de olho no crescimento do mercado de luxo

Para o designer de joias e especialista em gemas Dorion Soares, as mudanças em todas as áreas de consumo nos últimos anos também impactaram o mercado de luxo

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Apesar de passar por constantes transformações, o mercado de luxo se mantém em constante crescimento no mundo. No Brasil, a expectativa também é de crescimento. Para se ter uma ideia, estima-se que a alta seja de mais de 20% até 2023.

Para o designer de joias e especialista em gemas Dorion Soares, as mudanças em todas as áreas de consumo nos últimos anos também impactaram o mercado de luxo. “A consciência e o realinhamento de valores têm levado o consumidor a um critério mais seletivo e impactante em sua relação com uma marca ou empresa. O novo consumidor do mercado de luxo busca cada vez mais, além de um símbolo, qualidade e atemporalidade, uma verdade em uma marca que o represente. A história e a ideologia de uma empresa ou marca passam a ser determinantes no momento da escolha”, explicou.

Nos últimos anos, o designer do Espírito Santo decidiu expandir sua atuação no mercado externo. Em 2020, Dorion Soares participa de feiras de gemas nos Estados Unidos, inaugura um showroom em Nova York e lança uma loja dentro do cruzeiro de luxo Viking Sea. “Nós também estamos fortalecendo nossa atuação no Canadá e na Europa. Esse consumidor valoriza algo que é escasso, que ninguém tem. O luxo trabalha dentro de um simbolismo. Além do padrão de excelência inquestionável, é preciso surpreender e ir além”, acrescentou.