Economia capixaba tem queda de 2% em 2019, indica Findes
Apesar da retração registrada no ano, a economia capixaba cresceu 0,9% no 4º trimestre de 2019
Após dois anos consecutivos de crescimento, a economia do Espírito Santo voltou a apresentar queda em 2019. O Indicador de Atividade Econômica (IAE-Findes) apontou retração de 2,0% da economia capixaba no ano. O recuo ocorreu nos três grandes setores da economia.
Em 2019, a atividade econômica da agropecuária apresentou queda de 3,4%, a da indústria recuou 7,0% e a do setor de serviços teve redução de 0,2%. Apesar dos três grandes setores de atividade econômica apresentarem declínio em 2019, o destaque ficou por conta da indústria que contribuiu com mais de 60% para a queda da economia capixaba no ano.
Esse foi o quarto ano consecutivo em que a indústria contribuiu negativamente para o resultado da economia do estado; neste período a retração acumulada da atividade industrial foi de 14,2%.
Apesar da retração registrada no ano, a economia capixaba cresceu 0,9% no 4º trimestre de 2019, em comparação ao 3º trimestre, na análise da série livre de efeitos sazonais. Este é o primeiro resultado positivo, nesta comparação, após cinco trimestres consecutivos de queda, o que indica uma retomada da atividade, no final de 2019.
Esta aceleração ocorreu em virtude do bom desempenho da agropecuária, de alguns componentes de serviços (comércio e transportes), e da atividade de energia e saneamento. Por sua vez, as atividades industriais extrativas, de transformação e da construção recuaram no 4º trimestre de 2019, em comparação ao 3º trimestre
O que é o IAE-FINDES?
O IAE-Findes é um indicador de Atividade Econômica e pode ser definido como uma estimativa trimestral do PIB do Espírito Santo com abertura setorial, enquanto o Sistema de Contas Regionais (SCR-IBGE) não for divulgado. O indicador foi desenvolvido com o intuito de reduzir as incertezas sobre o cenário econômico, principalmente setorial. O IAE-Findes foi desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies) e pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).