Economia

Petrocity lança corredor logístico no Noroeste do Estado com investimento de R$ 6,5 bi

Rota 381 terá capital privado para construção de ferrovia de São Mateus a Governador Valadares; porto deve gerar 3.500 empregos diretos e indiretos

Foto: Divulgação
Projeção da área do Porto da Petrocity em São Mateus

Um corredor logístico promete dar uma nova configuração geoeconômica na Região Noroeste do Estado. O lançamento do Corredor Logístico Rota 381 acontece nesta sexta-feira (5), em Barra de São Francisco, por meio de uma apresentação virtual pelo YouTube (acesse o link para assistir). O evento concentra a retomada da mobilização em torno de três grandes projetos: o Centro Portuário de São Mateus e a Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo, capitaneados pela Petrocity e com investimento privado, além da duplicação do trecho inicial da BR 381, entre São Mateus e Governador Valadares (MG).

"Teremos investimento privado de R$ 6,5 bilhões. A ferrovia poderá transportar aço, café, madeira, veículos, rochas ornamentais, algodão, o que melhor atender aos interesses das comunidades locais do Norte e Noroeste do Estado e do Leste de Minas. Estamos trabalhando para que o projeto seja aprovado este ano. Assim, esperamos começar a fase de obras em 2024 e até 2026 chegar até Ipatinga", disse o presidente da Pertrocity, José Roberto Barbosa.

"Será um grande canteiro de obras. Esperamos gerar 3.500 empregos diretos e indiretos e a formação de mão de obra local vai dar prioridade aos trabalhadores locais. A Petrocity tem um projeto para capacitar pessoal em Barra de São Francisco, Governador Valadares, Ipatinga e municípios vizinhos", complementou José Roberto.

A ferrovia será construída, segundo o presidente da Petrocity, no conceito americano shortline (linha curta), inicialmente de São Mateus a Governador Valadares, com três UTACs no trecho (em São Mateus, Barra de São Francisco e Valadares). Depois, o segundo trecho será até Ipatinga, onde também haverá uma UTAC. O projeto total é de 566 km até Sete Lagoas, onde receberá cargas oriundas do cerrado brasileiro.

O porto, ele garante, será o mais moderno da América do Sul, além de ter um condomínio logístico e empresarial ultramoderno, já autorizado no Plano Diretor Urbano de São Mateus.

Uma novidade é a instalação de um porto seco alfandegado em Barra de São Francisco, ideia defendida pelo prefeito do município, Enivaldo dos Anjos, ainda quando era deputado estadual. Enivaldo vai defender também a proposta de declarar Barra de São Francisco como Capital Nacional do Granito.

O secretário-executivo da Associação Noroeste dos Produtores de Rochas Ornamentais, Mário Imbroisi, explicou que um processo sobre o porto seco já tramitou e foi autorizado pela Receita Federal, mas a "carta de autorização" tinha prazo de validade e venceu sem ser executada, por falta de apoio da municipalidade.

"Agora é a hora de voltar com o assunto, pois há vontade política do gestor municipal e ambiente favorável. O questionamento feito pelo Ministério Público, que não chegou a impedir a autorização, era quanto à falta de segurança na rodovia. Agora, com esse trabalho pela duplicação da BR 381 e o projeto da ferrovia direto ao porto em São Mateus, tudo isso é um cheque ao portador”, disse Imbroisi.

Os portos secos são conhecidos como EADI (Estação Aduaneira do Interior) e são recintos alfandegados de uso público de zona secundária, nos quais são executadas operações de movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias e de bagagem, e é estabelecido o controle aduaneiro através da Receita Federal.

O presidente da Petrocity ressaltou que na futura Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES), a cidade de Barra de São Francisco terá uma UTAC (Unidade de Transbordo e Armazenagem de Cargas). “Serão 200 mil metros quadrados de uma UTAC, que poderá ser gerida por um consórcio de empresas locais. Isso vai mudar a configuração geoeconômica regional, atraindo empresas para instalarem galpões ao redor do porto seco para facilitar o escoamento de mercadorias e produtos”, disse José Roberto.

No evento também será lançado um manifesto a ser levado ao Ministério da Infraestrutura, bem como aos governadores Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, em favor da duplicação do trecho inicial da BR 381, entre São Mateus e Governador Valadares, num total aproximado de 300km. Atualmente, o Governo Federal já opera na duplicação entre Belo Horizonte e Governador Valadares.

“Vamos formar uma associação público-privada em defesa do corredor logístico, turístico, e de desenvolvimento econômico e humano, a ser composto pela BR 381 duplicada, pela ferrovia EFMES e pelo porto de São Mateus. Atualmente, esses trechos da rodovia são estadualizados, tanto em Minas quanto no Espírito Santo, o que requer uma atuação tripartite entre a União e os dois estados”, disse Enivaldo.

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