Economia

Quase 600 mil capixabas têm direito a receber antecipação do 13º salário do INSS. Veja o calendário

Por causa da pandemia, o pagamento do benefício foi antecipado e deve ajudar cerca de 577 mil capixabas

Foto: Reprodução

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o INSS está adiantando o pagamento do 13º de aposentados e pensionistas. Até o próximo dia 05 de junho, os beneficiários receberão a segunda parcela. No Espírito Santo, 577 mil tem direito ao benefício.

Ao todo, cerca de 31 milhões de brasileiros receberão o adiantamento. José Maria Cardoso faz parte deste grupo. Ele já trabalhou na roça, já foi pedreiro, marceneiro, entre outras atividades ao longo da vida. 

O aposentado e a esposa recebem um salário mínimo e comemoram a antecipação. "Esse dinheiro vai ser ótimo. Se a pessoa tiver alguma conta para pagar, vai ajudar", relata. 

A primeira parcela foi liberada há cerca de um mês. O objetivo do adiantamento de cerca de 24 bilhões de reais realizado pelo INSS é reduzir as dificuldades financeiras de muitas famílias durante a pandemia. 

O calendário, que teve início nesta segunda-feira (25), é direcionado para quem ganha até um salário mínimo. Os depósitos serão feitos de acordo com o número final do benefício, até o dia 5 de junho, sendo que será realizado o pagamento de um grupo por dia, para evitar aglomerações em agências bancárias. 

Para quem recebe mais de um salário, o calendário de pagamentos começa no dia 01 de junho, sendo atendidos dois grupos de beneficiários por dia. Tem direito ao décimo terceiro quem, ao longo do ano, recebeu o benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.

O gerente executivo do INSS de Vitória, William Marinot, explica que o beneficiário não precisa fazer nenhum tipo de cadastro. Basta ir às agências sacar o dinheiro. "O dinheiro será depositado direto na conta. O beneficiado não precisa procurar os postos do INSS", explica. 

Ainda de acordo com o gerente,  beneficiários do amparo assistencial não recebem o décimo terceiro. "O dinheiro não será depositado para quem recebe amparo assistencial, pois por lei, essas pessoas não tem direito", afirmou. 

Confira o calendário de pagamento

Até um salário mínimo: 

Final 1: 25/05
Final 2: 26/05
Final 3: 27/05
Final 4: 28/05
Final 5: 29/05
Final 6: 01/06
Final 7: 02/06
Final 8: 03/06
Final 9: 04/06
Final 0: 05/06

Mais de um salário mínimo: 

Final 1 e 6: 01/06
Final 2 e 7: 02/06
Final 3 e 8: 03/06
Final 4 e 9: 04/06
Final 5 e 0: 05/06 

*Com informações do repórter da TV Vitória/Record TV, Alex Pandini. 

Pontos moeda