Economia

Findes homenageia empresário que morreu e batiza auditório de Fábio Brasileiro

Para o tributo, o nome do empresário e ex-presidente do movimento ES em Ação será colocado em auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo

Redação Folha Vitória

Foto: Gabriel Barros/ Folha Vitória
Foto: Gabriel Barros/ Folha Vitória

A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) vai homenagear o empresário e ex-presidente do movimento ES em Ação, Fábio Brasileiro, que morreu em maio deste ano aos 55 anos. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A divulgação da homenagem foi feita durante a inauguração da primeira Escola Sesi de Referência da Região Sudeste, realizada nesta terça-feira (06), em Vitória. Para o tributo, o nome de Fábio será colocado em um auditório da Findes.

Na inauguração, a presidente da Findes, Cris Samorini, lembrou a triste e recente perda do empresário e, além disso, ressaltou a importância de Fábio Brasileiro para a sociedade capixaba.

"Perdemos recentemente uma pessoa muito querida. Fabio Brasileiro fez a diferença no Espírito Santo falando de educação e defendendo a inclusão. Ele é mais do que merecedor dessa homenagem. Ele foi uma pessoa transformadora para a sociedade capixaba", disse.

Cris também reafirmou o papel de Brasileiro para a economia e para a educação capixaba.

"O Fábio foi membro da Vale, atuou em diversas etapas. Recentemente foi presidente do Espírito Santo em Ação, que tem um compromisso muito forte com a educação."
Foto: Divulgação

Fábio Brasileiro

Fabio Brasileiro iniciou sua história na Vale em 1987 como estagiário do setor de Economia e Comércio Exterior do Porto de Tubarão e possuía mais de 30 anos de experiência profissional.

LEIA TAMBÉM: ES em ação, entidades e lideranças lamentam morte de Fabio Brasileiro

Era graduado em Administração, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela USP e especialização em Gestão Estratégica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Em 2016, ele assumiu o cargo de diretor de Operações Logísticas na Vale. No ano seguinte, o empresário foi homenageado no Prêmio Líder Empresarial, da Rede Vitória, na categoria Líder em Maiores Empresas do Espírito Santo.

Entre 2020 e 2022, Fábio foi o presidente do movimento empresarial ES em Ação. Na época de sua morte, a organização emitiu uma nota de pesar em que destacou a dedicação, profissionalismo e capacidade de diálogo do empresário.

"Sempre reconhecido pela visão estratégica, articulação e capacidade de diálogo com todos, teve uma carreira de destaque no Espírito Santo. Seu legado de dedicação, profissionalismo e ética serão sempre lembrados pelos que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado", afirma nota divulgada pelo ES em Ação.