Economia

Turismo e até alimentação natural: mercado pet deve crescer 12% no ES

Estes fatores devem contribuir para o crescimento do faturamento este ano no Estado, segundo dados do Instituto Pet Brasil analisados pelo Connect Fecomércio-ES

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Freepik

Turismo pet friendly, atendimento personalizado e até alimentação diferenciada devem contribuir para o crescimento do faturamento do mercado pet no Espírito Santo em 12%, acompanhando tendência nacional, segundo dados do Instituto Pet Brasil (IPB) que foram analisados pelos pesquisadores do Connect Fecomércio-ES.

“O mercado pet no Brasil já ultrapassou setores de utilidades domésticas e automação industrial, como apontou o Sebrae. Vemos que esse segmento ganha cada vez mais espaço no comércio, aliado a fatores comportamentais que contribuem para um crescimento ainda maior”, afirma Ana Carolina Júlio, doutora em Administração e coordenadora do Connect Fecomércio-ES, projeto que funciona como um observatório do comércio do Espírito Santo.

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A pesquisadora destaca 4 fatores que podem explicar esse crescimento:

1) Humanização dos pets: uma crescente no mercado

Segundo uma pesquisa da Opinion Box, a relação entre tutores brasileiros e seus pets atingiu um novo patamar, onde 70% consideram esses companheiros como verdadeiros membros da família. 

Com isso, surgiram também novas possibilidades de negócio voltadas a esse cuidado mais humanizado: refeição natural, creches, lavanderias especializadas, spas, festas para pets, serviço funeral e plano de saúde, dog walker (passeador de cães), pet sitter (babá de pet), versões pet friendly de comidas de aniversário, com bolos decorados e tudo que há direito.

2) Atendimento personalizado: o diferencial que encanta

Acompanhando essa humanização dos pets, vem também a crescente exigência dos clientes — e isso redefine o padrão de atendimento. 

Hoje, mais do que nunca, os tutores buscam uma experiência personalizada: dietas personalizadas, brinquedos pensados para cada personalidade, serviços de banho e tosa que respeitam as peculiaridades de cada animal, são exemplos palpáveis dessa abordagem centrada no cliente.

3) Turismo pet friendly: produtos e serviços para viajar

O desejo de integração total dos pets nas vidas de suas famílias está transformando a maneira como encaramos as viagens. 

À medida que os tutores consideram seus animais de estimação como membros da família, a demanda por opções de turismo pet friendly está em ascensão. Hotéis, pousadas e até restaurantes estão se adaptando para oferecer acomodações e serviços especiais para atender a essa crescente demanda.

4) Alimentação diferenciada: sabor e saúde para pets

Com a crescente conscientização sobre a importância da alimentação para a saúde dos pets, surge um novo olhar dos tutores nas escolhas alimentares. Cada vez mais, as famílias estão buscando opções de alimentação natural e saudável para seus companheiros de quatro patas.

Feira pet será realizada em julho

O Estado recebe nos dias 6 e 7 de julho a quinta edição da Pet Fair, feira de negócios dedicada ao setor. O evento será realizado no Pavilhão de Carapina, na Serra. A expectativa é movimentar R$ 20 milhões em negócios, segundo a organização. 

Foto: Cloves Louzada

Dentre os destaques da feira haverá arena crossdog, desfiles de pets, encontros de dezenas de raças, batalha de groomers (os profissionais de banho e tosa especializados em estética pet), palestras e espaços de adoção.

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Os players do setor têm entrada gratuita na feira. Já os tutores devem adquirir ingressos no site.

A Pet Fair ES também será o palco da primeira edição do Congresso de Diagnóstico Veterinário do Espírito Santo, reunindo estudantes de medicina veterinária e veterinários.

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