Prêmio Líder Empresarial 2019: Arthur Arpini Coutinho - Frisa
O diretor-presidente do Frigorífico Frisa foi eleito pelos leitores do jornal online Folha Vitória na categoria Líder em Carnes e Embutidos
A história do diretor-presidente do Frigorífico Frisa tem papel fundamental no desenvolvimento do interior do Espírito Santo. Nascido em 1932, no município de Colatina, Arthur Arpini Coutinho faz parte de uma família formada por empreendedores. E um dos seus maiores orgulhos é a empresa Luz e Força Santa Maria S/A, criada em 1936. A usina elétrica foi desenvolvida para o beneficiamento de arroz, milho e café, e hoje atende mais de 110 mil consumidores em 11 municípios do estado.
Casado com Ione Barbieri Coutinho, e pai de quatro filhos, o empresário adora falar de como ajudou a construir a sua história ao retornar do Rio de janeiro, onde se formou em Engenharia Civil. Com o pai doente, e com os negócios da família em plena expansão, e através da empresa de energia elétrica, Arthur ajudou no desenvolvimento econômico de diversos municípios, como São Gabriel da Palha e Governador Lindenberg.
Em 1968, ao lado de um grupo de empresários, resolve fundar o Frigorífico Frisa, que surgiu após o Governo Federal decidir erradicar cafezais em todo o Brasil, fato que atingiu diretamente os produtores no interior do Espírito Santo. Com o objetivo de ocupar a mão-de-obra existe, a Frisa foi oficialmente criada em 1971, e já em 1974 realizava a primeira exportação de carne congelada da história do Espírito Santo.
O Frisa é o único frigorífico do Brasil que funciona desde 1974 com a mesma empresa e CNPJ. Com uma produção de 300 toneladas de carne, fornece carne bovina para mais de 20 países na Europa, Américas, Oriente Médio e Ásia.
Atualmente, Arthur Arpini Coutinho é o Diretor-Presidente da Empresa Luz e Força Santa Maria SA, e Diretor-`Presidente do Frigorífico Frisa, cargo que ocupa desde 1972. O segredo do sucesso? Observar as oportunidades e trabalhar com determinação por aquilo em que acredita. Essa é a fórmula, garante o empresário.
Perspectivas para o futuro do setor de atuação?
O setor de carnes processadas tem crescido em todo o mundo com o desenvolvimento de novos produtos, o que foi confirmado na última SIAL em Paris.
Que pensamento deixaria para quem busca ser um líder?
Desenvolva o seu trabalho diariamente sem pensar em ser um líder. É o que eu tenho feito há mais de 50 anos. Simplesmente trabalhe, seja firme e constante.
O que te inspira, não só enquanto líder, mas também na vida pessoal?
O que me inspira e me motiva é acreditar que fizemos as coisas da forma certa. Oferecemos alimentos de qualidade e criamos oportunidades de emprego para milhares de pessoas. Nascemos com esse propósito e o temos cumprido diariamente.