Economia

Brazilian Regional Markets apresenta o ES como potência da economia

Durante o evento desta quarta-feira (3), em Brasília, foram apresentadas oportunidades de negócios no Espírito Santo, Santa Catarina e Paraná

Redação Folha Vitória

Foto: BRM/Divulgação

A capital federal recebeu nesta quarta-feira (03) o Brazilian Regional Markets, evento de negócios cujo intuito foi atrair o reconhecimento e investimentos regionais, além de impulsionar o crescimento e desenvolvimento sustentável dos estados. O objetivo foi apresentar mercados regionais do Espírito Santo, Santa Catarina e Paraná como potências da economia.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Realizada pela Apex e EQI Investimentos, e com apoio da Rede Vitória, a edição em Brasília aconteceu após o sucesso da edição internacional, que aconteceu em Nova York, nos Estados Unidos, em maio.

O presidente da Apex, Fernando Cinelli, enfatizou a importância da descentralização econômica no Brasil. Atualmente, há uma concentração de mercado no eixo Rio de Janeiro-São Paulo. 

"Outros estados representam 60% do PIB brasileiro. Estamos falando de mais de US$ 1 trilhão em oportunidades. Criamos ferramentas para canalizar o estoque de capital para suas próprias regiões, em vez de direcionar para São Paulo. Isso é fundamental para descentralizar o desenvolvimento econômico e reduzir desigualdades regionais", disse.
Foto: BRM/Divulgação

No Brazilian Regional Markets desta quarta, foram apresentadas as oportunidades de negócios e investimentos dos “Tigres Brasileiros”, como são chamados os estados de Espírito Santo, Santa Catarina e Paraná.

Os convidados do evento debateram sobre temas ligados à macroeconomia e política com lideranças públicas e empresariais. O vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, falou das potencialidades do Estado.

Foto: Apex/Divulgação

Durante o encontro também foram apresentados dados exclusivos do Projeto 100% Cidades, que mapeia municípios brasileiros por meio de informações setoriais e regionalizadas das maiores cidades.

Comunicação regional 

Durante o evento, o superintendente de rede da Record, André Dias, destacou a importância da regionalização na comunicação e para a emissora. 

"A Record não teria a força que tem se não fosse pela regionalização com suas afiliadas. Somos uma emissora de oportunidades. Damos visibilidade e apoiamos o desenvolvimento regional, olhando para acontecimentos econômicos, políticos e sociais fora de São Paulo e Rio de Janeiro", pontuou.
Foto: Divulgação
André Dias, superintendente de rede da Record

Felipe Caroni, diretor-executivo da Rede Vitória, afiliada da Record no Espírito Santo com diversas premiações de melhor emissora regional do país, destacou a aproximação e vínculo proporcionados pela programação regional e o reflexo na audiência.

"Temos um olhar desenvolvimentista para o negócio. A TV Vitória tem 7 horas e 40 minutos de programação regional, e isso é um diferencial. Vemos isso refletido em crescimento de audiência por conta do vínculo com a população local", destacou.
Foto: Apex/Divulgação
Felipe Caroni, diretor-executivo da Rede Vitória

O que são os “Tigres Brasileiros”?

Espírito Santo, Santa Catarina e Paraná são chamados de “Tigres Brasileiros” por conta do crescimento que apresentam há alguns anos e, em especial, em 2023, quando despontaram no cenário econômico nacional, com um crescimento médio do PIB de 4,2%, enquanto a média do país foi de 2,9%.

Painéis

O senador Ciro Nogueira, presidente do partido Progressistas, participou do evento, assim como o líder da bancada capixaba, deputado Da Vitória, que pertence ao mesmo partido.

"Eu acredito que a gente precisa planejar o Brasil, a gente fazer com que essas tendências de cada uma das nossas regiões possam ser aquecidas com a visão que nós temos de nossos empreendedores, mas também com a participação ativa do poder público, do governo federal, dos governos dos estados e também do Congresso Nacional", afirmou Da Vitória.

Participaram também: Juliano Custodio, CEO da EQI Investimentos; Fernando Cinelli, presidente da Apex Partners; Luciano Ribeiro, diretor-geral da Record TV Brasília; André Dias, superintendente da TV Record; e Daniel Conde, CEO da Conde Empreendimentos.

Foto: Apex/Divulgação

Completaram a lista Rafael Lucchesi, presidente do Conselho do BNDES; Munir Abud, presidente da Cesan; Ettore Marchetti, CEO da EQI Asset; Ricardo Ferraço, vice-governador do Espírito Santo; José Orrico, diretor de research da Apex; Luiz Carlos Hauly, deputado federal pelo Paraná; Da Vitória, deputado federal pelo Espírito Santo; e Eduardo Gomes, senador pelo Tocantins.

Foto: Apex/Divulgação


Pontos moeda