Economia

Criador do conceito ESG participa de congresso em Vitória

Paul Clements estará em Vitória para o Congresso Nacional dos Executivos de Finanças (CONEF), no dia 23 de agosto

Carol Poleze

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Mishcon de Reya
Paul Clements, criador do ESG

O conceito ESG (Environmental, Social, and Governance) se transformou em uma referência para abordagens em diversos setores da economia, como as indústrias, traçando padrões de boas práticas. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

Trazendo mais conhecimento sobre sustentabilidade para terras capixabas, o criador da sigla que se popularizou por todo o mundo, Paul Clements, estará em Vitória para o Congresso Nacional dos Executivos de Finanças (CONEF), no dia 23 de agosto.

Clements trabalha com investimento responsável e finanças sustentáveis, já trabalhou na ONU, fundou uma empresa de consultoria para comunidades na África Subsaariana e, atualmente, compõe a diretoria de ESG em um dos escritórios de advocacia mais prestigiados do Reino Unido, Mishcon de Reya.

Segundo o biólogo Felipe Mello, da Coluna ESG, do Folha Vitória, Clements é um expoente e um dos nomes mais importantes da área do ESG. Conhecido como “pai do ESG”, para garantir que questões sociais e ambientais fossem centrais. 

“Ele trouxe para o mercado financeiro, os conceitos ambiental e social, para que eles fossem unidos às questões relacionadas a finanças. E como trabalha com finanças responsáveis há muito tempo, ele também foi Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI)", descreve Felipe Mello. 

Felipe Mello explicou que, com relação ao trabalho que ele desenvolveu, é importante ressaltar o Princípio para o Investimento Responsável (PRI). O qual alguns bancos são signatários. 

"Quando o banco vai emprestar dinheiro concede um empréstimo, ele tem uma série de exigências que o projeto precisa cumprir. Eles falam que, o dinheiro do investidor, dos bancos, por exemplo, tem uma responsabilidade, porque ele impacta a vida das pessoas. Como agente financiador precisa ter responsabilidade. Imagina a contribuição dele para o mundo", ressaltou. 

Além de Paul, também participam do CONEF Paulo Guedes, ex-Ministro da Economia do Brasil, e Nizan Guanaes, empresário e um dos nomes mais conhecidos na publicidade e marketing brasileiro.

Para Pedro Chieppe, presidente do Instituto BrasiIeiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (IBEF-ES), o encontro é uma oportunidade imperdível para todos.

"Todos os interessados em entender melhor os rumos da economia e dos negócios no Brasil, diretamente com dois dos mais importantes pensadores e influenciadores do país, serão beneficiados", disse.

Também estarão no CONEF:

Bruno Funchal, economista;
Adolfo Sachsida, ex-ministro de Minas e Energia;
Romero Jucá, ex-governador de Roraima;
Renato Casagrande, governador do Estado;
Ricardo Ferraço, vice-governador do Estado;
Marcelo Zenkner, Managing Director da FTI Consulting em São Paulo.

O local de realização do congresso ainda não foi definido e as inscrições podem ser feitas neste link

Leia também:

Espírito Startups: confira as empresas que vão participar do 2º episódio do reality

Pontos moeda