Economia

Mês das mães teve aumento de viagens e compras online no ES

O Connect Fecomércio-ES analisou as pesquisas divulgadas pelo IBGE e constatou mudança do comportamento de consumo

Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação/ Redes Sociais

O comportamento dos consumidores no Espírito Santo durante o mês das mães mostrou um notável aumento no turismo e nas compras online, conforme análise do Connect Fecomércio-ES baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Em maio de 2024, o volume de atividades turísticas no Estado atingiu 97,7, o maior patamar desde outubro de 2023, impulsionado por uma redução nos preços de hospedagens e pacotes turísticos. 

O turismo capixaba apresentou o maior crescimento mensal (+3,2%) entre os doze estados analisados.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

O comércio eletrônico também ganhou destaque, com os consumidores aproveitando as ofertas e conveniências das compras online, diminuindo o fluxo nas lojas físicas. 

Ana Carolina Júlio, coordenadora do Connect Fecomércio-ES, atribui essa mudança ao comportamento mais flexível dos consumidores da nova geração, que preferem a praticidade das plataformas digitais.

“O consumidor da nova geração mudou muito de hábitos, são extremamente mais flexíveis. Aquele efeito que se tinha da vitrine, da compra por impulso, diminuiu muitíssimo, porque a compra por impulso migrou para a internet”, afirma.

O impacto desse comportamento também foi sentido no setor de serviços de transportes, que cresceu 14,7% em maio, refletindo a movimentação gerada pelas entregas do e-commerce. 

O volume de serviços no Espírito Santo registrou um crescimento acumulado de 4,2% no ano, o dobro da média nacional.

“O crescimento do e-commerce no Dia das Mães também pode ter influenciado nesse bom desempenho dos serviços de transportes. Para garantir a entrega dos produtos adquiridos pelos meios digitais, movimenta-se esse grupo de serviços”, explica a gestora do Connect Fecomércio-ES.

Esses dados indicam uma transformação nas preferências de consumo no Espírito Santo, especialmente durante períodos festivos como o mês das mães, tradicionalmente um dos mais fortes para o varejo. As pesquisas completas estão disponíveis no site da Fecomércio-ES.

LEIA TAMBÉM: HUB Fucape anuncia mudanças e vai trazer empresas consolidadas para integrar ecossistema

Pontos moeda