Economia

Pequenos negócios impulsionam o turismo na Região Metropolitana

Conheça empreendedores que superam desafios com criatividade para atrair visitantes e fomentam a economia local

Ester Tavares *Estagiária

Redação Folha Vitória
Foto: Ester Tavares

De restaurantes que misturam arte e gastronomia a empresas familiares, os pequenos negócios estão impactando positivamente o turismo no Espírito Santo, especialmente na Região Metropolitana. 

Segundo o Boletim da Economia do Turismo Capixaba, na região, que apresentou o maior saldo líquido de empregos, mais de 6.118 novos postos de trabalho em atividades turísticas foram criados somente no último trimestre de 2023. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Nesse cenário, empreendedores utilizam a criatividade para atrair visitantes, impulsionando a economia local e contribuindo para o desenvolvimento do setor turístico no Estado. 

De acordo com a Secretaria de Estado do Turismo do Espírito Santo (Setur-ES), a gastronomia é um dos setores que mais tem trazido destaque à Região Metropolitana, formada pelos municípios de Vitória, Vila Velha, Guarapari, Serra, Cariacica, Fundão e Viana. 

Neste segmento, o restaurante, bar e adega A Oca, localizado no Centro de Vitória, é um exemplo de referência turística estadual. 

A proposta de misturar arte e culinária, que explora a brasilidade com ingredientes regionais, tem atraído visitantes de inúmeras partes do estado, como relata o empresário Fabrício Costa, um dos sócios do estabelecimento. 

“Somos referência de ponto turístico na Capital, tanto pela qualidade gastronômica e artística, quanto pela oferta de música ao vivo, pois diversos artistas capixabas se apresentam em nosso palco”.

O empresário ressalta ainda a economia como outro fator fomentado por seu empreendimento. 

“A Oca gera 15 empregos diretos e mais de seis postos de consultoria. Além disso, contamos com cerca de 40 músicos parceiros e 100 fornecedores de produtos e insumos em geral que atuam no Espírito Santo. Movimentamos uma rede muito grande de pessoas, o que gera renda e visibilidade ao bairro e ao município”.

LEIA TAMBÉM: Terrafé prepara modelo de franquia e projeta cinco unidades em 2025

Em contrapartida, no empreendedorismo turístico há também donos de pequenos negócios que dependem exclusivamente das altas temporadas, como a microempreendedora Rafaela Daima

Idealizadora da Snowbowl, uma empresa familiar especializada em bebidas e sobremesas, localizada em Guarapari, a empresária enfrenta o desafio da dependência em férias e feriados para vender. 

“A movimentação da cidade impacta diretamente nas vendas. Estamos sempre preocupados com as taxas de ocupação nos meios de hospedagem, pois o comércio depende dos visitantes”.

Apesar dos desafios, Rafaela salienta a oportunidade de preservação da cultura e do patrimônio local como um dos fatores positivos de atuar no ramo. 

“Como temos contato frequente com turistas, estamos sempre aproveitando para divulgar os pontos turísticos e culturais da cidade. Incentivamos também a conservação das praias e patrimônios de Guarapari, que são voltados para o uso da população”.

A analista da Unidade Regional Metropolitana do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) Renata Prudente enfatiza o papel crucial desempenhado pelos pequenos negócios no setor turístico do Estado. 

“Os empreendedores estão introduzindo uma ampla gama de serviços e experiências que atendem a diferentes interesses e preferências dos turistas. Dessa forma, eles diversificam as ofertas turísticas, enriquecendo a experiência dos visitantes, promovendo a cultura, reforçando a economia local e contribuindo para o desenvolvimento do turismo”.

Recuperação do turismo no Espírito Santo

O Espírito Santo tem mostrado fôlego na atividade turística. Segundo dados do Panorama da Economia Capixaba 2023, documento elaborado pela Equipe Connect Fecomércio ES, o Índice de Atividade Turística (Iatur) do Estado em 2023 apresentou o melhor resultado desde 2015, fechando em 101 pontos. 

Esse desempenho sugere uma recuperação significativa do setor na economia capixaba.

A série histórica dos últimos 12 anos ilustra como a crise econômica no Brasil em 2015 e a pandemia da covid-19 em 2020 e 2021 afetaram os resultados do Iatur no Espírito Santo. 

Apesar dessas quedas, houve uma recuperação gradual nos anos seguintes, especialmente após 2021.

Tanto as atividades turísticas no Espírito Santo quanto no Brasil registraram crescimento no encerramento de 2023. O acumulado no Espírito Santo apresentou um avanço de 1,2% em relação a 2022, enquanto o Brasil registrou um crescimento de 6,9% no mesmo período.

Destaque para o setor de alimentação

Vale destacar que o setor de alimentação é o mais representativo em termos de número de empregos no setor de turismo, representando 52,8% do total de 157.242 pessoas ocupadas no Estado, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto Jones Santos Neves (IJSN).

Foto: Arte/Folha Vitória

LEIA TAMBÉM: INSS muda regras de benefício por incapacidade temporária; entenda

*Texto sob supervisão da editora Erika Santos