LEADER DAY- PRÊMIO LÍDER 2019

Economia

Eduarda Buaiz vence em duas categorias no Prêmio Líder Empresarial 2019

A diretora-geral da Buaiz Alimentos venceu as categorias Líder em Alimentos e Bebidas e Líder em Torrefação de Café

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Eduarda Buaiz herdou o perfil empreendedor da família e desde muito cedo está ligada aos negócios do Grupo Buaiz. Formada em Administração pela PUC-Rio, é diretora-geral da Buaiz Alimentos, empresa líder de mercado que está há 77 anos comprometida com a entrega de produtos de qualidade à mesa do capixaba.

Quem é você? Como você se define?
Sou perfeccionista, determinada e objetiva. Também sou esposa e mãe de dois filhos e, por isso, busco o equilíbrio para estar presente e desempenhar bem todos os papéis.

Ser líder é:
Ter conhecimento amplo sobre o negócio e o mercado como um todo. É gerir com foco, rumo aos objetivos, conectando todos os setores da empresa e permitindo uma gestão participativa. É ser exemplo, saber integrar e fazer com que todos se sintam parte da empresa.

O que é mais fácil e o que é mais difícil em ser líder?
A parte mais fácil, agradável, é o prazer de ver o negócio crescer. E a mais difícil, e desafiadora, é tomar as decisões de forma assertiva e benéfica para todos.

O que representa ser uma líder feminina?
As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança, mas ver que esse cenário tem mudado é motivador. Conhecimento, experiência e competência nada têm a ver com gênero. Quebrar tabus não é fácil, sempre há um novo obstáculo a ser enfrentado, mas nossa “arma” será sempre o conhecimento.

Qual é a relação entre ser um bom líder e o sucesso da empresa que você lidera?
É fundamental estabelecer uma gestão participativa. Na Buaiz Alimentos, procuro integrar a força de trabalho, para que todos tenham a mesma visão e os objetivos em comum. Dessa forma, crescemos juntos, conseguimos atingir as metas da empresa e, consequentemente, obtemos lucros.

O que diferencia um líder de um grande líder?
O grande líder, além de ter o conhecimento amplo sobre o seu negócio, que é fundamental, sabe integrar suas equipes, possibilitando uma gestão participativa.

Como o líder pode alinhar os propósitos dos liderados com os da empresa?Permitindo que toda a equipe se sinta parte da empresa. O líder precisa se fazer presente, ser acessível, dialogando de forma democrática com todos os setores e fazendo com que todos trabalhem em prol dos mesmos objetivos.

Quais são os seus líderes? Quem lhe inspira?
Meu avô, Americo Buaiz, e meu pai, Americo Buaiz Filho, sempre me inspiraram e motivaram.

A que você é grata?
Sou grata a minha família por todo apoio, compreensão e por estarem ao meu lado em todos os momentos.

Quais são seus sonhos?
Eu desejo continuar à frente dos negócios da Buaiz Alimentos, fazendo o que amo. E espero que essa tradição do negócio da nossa família continue e que eu possa ver as próximas gerações também envolvidas na empresa.