Economia

Criação de nova CPMF leva à exoneração de secretário especial da Receita, Marcos Cintra

A exoneração, a pedido do próprio secretário, teria sido motivada por conta da proposta de criação do novo imposto similar à CPMF

Foto: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

O secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, foi exonerado do Ministério da Economia. A exoneração, a pedido do próprio secretário, teria sido motivada por conta da proposta de criação do novo imposto similar à CPMF.

O cargo, segundo o ministério, será ocupado interinamente pelo auditor fiscal José de Assis Ferraz Neto. Em nota, o órgão disse que o projeto de reforma tributária, que vinha sendo acompanhado por Cintra, ainda não está finalizado.

"A equipe econômica trabalha na formulação de um novo regime tributário para corrigir distorções, simplificar normas, reduzir custos, aliviar a carga tributária sobre as famílias e desonerar a folha de pagamento".

A proposta deve ser divulgada após aval do ministro de Economia, Paulo Guedes, e do presidente da República, Jair Bolsonaro.

O secretário já havia trocado o titular do cargo de subsecretário-geral do órgão. Além da nova CPMF, a troca do comando ocorre em meio à crise institucional na Receita após críticas de atuação política do órgão, que partem sobretudo do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal de Contas da União (TCU).

Com informações do R7

Pontos moeda