Economia

Quer ganhar uma renda extra no verão? Saiba como trabalhar nas praias da Grande Vitória!

No entanto, para trabalhar como ambulante nas praias da Grande Vitória, é preciso passar por um processo de inscrição na prefeitura do município. Em Vitória, é necessário

O verão está chegando e uma alternativa para quem está desempregado ou quer conseguir uma renda extra no final do mês é trabalhar como vendedor ambulante. Nessa época do ano as praias costumam ficar lotadas, o que favorece as vendas.

No entanto, para trabalhar como ambulante nas praias da Grande Vitória é preciso passar por um processo de inscrição na prefeitura do município. Em Vitória, os interessados precisam de licença da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade. 

Para trabalhar como ambulantes nas praias da GV é necessária a autorização das prefeituras Foto: Divulgação

No município de Vila Velha, as solicitações para trabalhar como ambulante são avaliadas pela Coordenação de Fiscalização de Posturas, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. As análises levam em conta critérios, que incluem ocupação adequada do espaço público e concorrência leal entre os comerciantes da região pretendida.

Já em Guarapari, os interessados em trabalhar como ambulante nas Praias do Morro, do Centro, Meaípe, de Nova Guarapari, Santa Mônica, Setiba e Recanto da Sereia, Orla Marítima de Guarapari, devem passar um um processo de cadastramento. 

Cadastramento em Vitória

É necessário apresentar cópias do documento oficial de identidade, do CPF e do carnê de IPTU em que consta o endereço da residência do autônomo. Toda essa documentação é protocolizada no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão, na Enseada do Suá, ou no Protocolo Geral da Prefeitura, em Bento Ferreira, de segunda a sexta, das 12 às 18h.

O processo é analisado e, caso o município avalie necessidade, é concedida a licença. Os ambulantes que trabalham nas praias já estão cadastrados pelo município. Eles tiveram cursos de atendimento ao turista e sobre o manuseio correto dos alimentos com a Vigilância Sanitária. Entre as regras estão a proibição de preparar alimentos nas praias e de vender produtos em vasilhames de vidro. Os alimentos precisam ser preparados em casa, seguindo as orientações feitas pela Vigilância, e acondicionados corretamente para manter a segurança alimentar. Atualmente, eles podem comercializar bebidas em lata, água de coco, salgados, sobremesas, entre outros.  A fiscalização monitora esse comércio em toda a cidade. Caso seja flagrada alguma infração, eles podem perder o direito de trabalhar nas ruas. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 156.

Cadastramento em Vila Velha

As solicitações para trabalhar como ambulante na cidade são avaliadas pela Coordenação de Fiscalização de Posturas, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. As análises levam em conta critérios, que incluem ocupação adequada do espaço público e concorrência leal entre os comerciantes da região pretendida. Para obter autorização, é necessário preencher o requerimento no setor de Protocolo Geral, que fica na sede da prefeitura, na Avenida Santa Leopoldina, nº 840, em Coqueiral de Itaparica. O horário de funcionamento é das 12 às 19 horas. É necessário levar os seguintes documentos: CPF, carteira de identidade e comprovante de residência. Mais informações pelos telefones 3369-9941/ 3369-9460.

Cadastramento em Guarapari

Os interessados devem comparecer à Prefeitura Municipal de Guarapari, junto ao Protocolo Geral do Município, situado à Rua Alencar Morais de Resende, nº 100, Jardim Boa Vista, no prazo de 20 (vinte) dias úteis, no período de 10 (dez) de outubro de 2016 até o dia 09 (nove) de novembro de 2016, no horário de 13 (treze) às 17 (dezessete) horas, para requererem o cadastramento para exercício da atividade comercial ambulante. Na relação de documentos, costa: Fotocópia do Registro Geral( (RG), Fotocópia do CPF, do comprovante de residência, título de eleitor e CTPS. Mais informações no edital!