Economia

Preços em Vitória tem deflação pela primeira vez em 2019; alimentos e bebidas registraram a maior queda

Historicamente é difícil aconteceu uma deflação no Brasil, a última foi em junho de 2017 e antes disso, apenas em 2006

Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o mês de setembro deste ano, registrou uma queda de preços (-0,04%) no Brasil e na Grande Vitória, pela primeira vez em 2019. No mesmo período do ano passado, a Grande Vitória registrou uma queda de -0,21%. 

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou uma variação negativa, ou seja, a média de preços caiu com relação a agosto. No Brasil, o IPCA de setembro foi menos de 0,04%, já na Grande Vitória foi menos de 0.02%, o índice mais baixo para um mês de setembro, em 21 anos. 

Na Grande Vitória, os itens que mais tiveram queda no preço foram bebidas e alimentos (-0.34%), seguidos por transporte (-0,29%) e em terceiro lugar, artigos para residência (-0,23%). 

Desde o início de 2019 o IPCA vem tendo variações mensais baixas que não chagam a meio por cento. A expectativa dos economistas é de que a inflação deste ano fique bem abaixo da meta de 4,5%. Historicamente é difícil aconteceu uma deflação no Brasil, a última foi em junho de 2017 e antes disso, apenas em 2006. 

Pontos moeda