Águia Branca: no caminho certo em todos os sentidos
A Águia Branca investe continuamente em gestão pela qualidade, tecnologia e inovação com foco em segurança
Fundada em 1946, a Águia Branca é a primeira entre as empresas que compõem o Grupo Águia Branca. Dedicada ao transporte rodoviário de passageiros há mais de 70 anos, trabalha para oferecer uma ótima experiência de viagem para mais de 10 milhões de pessoas transportadas ao ano, percorrendo cerca de 80 milhões de quilômetros. Opera linhas regulares de passageiros em mais de 500 localidades, com estrutura técnica e operacional que conta com uma frota de 850 ônibus. Gera mais de três mil empregos diretos nos nove estados em que está presente.
A Águia Branca investe continuamente em gestão pela qualidade, tecnologia e inovação com foco em segurança. Com profissionais capacitados, rigorosa gestão de segurança nas viagens e procedimentos que vão desde a manutenção da frota e de monitoramento da viagem em tempo real ao treinamento e acompanhamento médico especializado para o time de motoristas.
Para a diretora-executiva da empresa, Paula Barcellos Tomassi Corrêa, para ser reconhecida, a empresa precisa ter qualidade no serviço e ser consistente na oferta dele. “Fazer com excelência todos os dias, e a cada viagem. O foco no cliente também é determinante, com empatia e conhecimento. O cuidado começa sempre ‘dentro de casa’. Investimos muito na nossa equipe e temos um protocolo de segurança rígido e extenso para as viagens, que demonstra o nosso respeito por quem confia suas vidas a nossa empresa”, destaca.
Paula reitera que ser uma marca ícone é o melhor reconhecimento que a Águia Branca poderia ter do relacionamento construído todos os dias nestes 74 anos de história da empresa. “A força da nossa marca é reflexo da qualidade dos serviços ofertados, da busca pela melhoria contínua, do zelo pela segurança e da maneira com que a empresa se relaciona com seus clientes e com a sociedade no geral. Temos muito orgulho de sermos uma empresa querida e lembrada junto ao público capixaba. Isso nos torna especialmente gratos a todos que nos escolhem e nos elegeram.”
E, nessa receita, não podem faltar relacionamento e engajamento. A empresa se envolve diretamente e sistematicamente em causas como o Maio Amarelo, que trata da segurança no trânsito; o Outubro Rosa, com a divulgação da causa e dos cuidados com o câncer de mama, e o Natal Iluminado, que tem objetivo de encantar de crianças a idosos por onde passa.
A pandemia do coronavírus afetou todo o mundo, e com a Águia Branca não foi diferente. A empresa sofreu forte impacto na operação, com o isolamento social e o fechamento das fronteiras pelos governos. Mas, desde abril, não tem medido esforços para uma retomada gradativa e segura. “Desejamos voltar a transportar as pessoas que precisam viajar. Somos o principal modal do país, e agora a Águia Branca, além de buscar a máxima segurança no trânsito, tem também compromisso forte com a biossegurança. E sermos presenteados com o reconhecimento de marca ícone nesse momento tem especial valor! Sensação de estar no caminho certo”, afirma a diretora-executiva.
Ainda de acordo com ela, o maior desafio hoje é manter uma conexão genuína e forte entre a marca e os clientes. Por isso, os investimentos e campanhas da Águia Branca estão sempre em linha com os objetivos estratégicos da companhia. Neste momento, por exemplo, os esforços estão voltados para retomar a operação, para comunicar todos os esforços de biossegurança e para conquistar a confiança dos clientes de que é seguro viajar com a empresa.
“A pandemia pegou todos de surpresa. E nós precisamos nos adaptar e nos reinventar rapidamente. Mas a cultura interna de inovação e o nosso foco no cliente certamente nos ajudaram muito. Trouxemos fortemente novas normas de biossegurança. Além de procedimentos básicos como a distribuição de álcool em gel e uso de máscaras, trouxemos iniciativas como adaptação do sistema de ar condicionando de todos os ônibus, que passou a renovar e filtrar o ar duas vezes mais do que o previsto na lei. Temos também nos surpreendido quanto à produtividade do trabalho remoto”, destaca Paula.
Apesar de o ano ter sido de grandes surpresas, houve também importantes conquistas para Águia Branca. Mesmo com a pandemia, a empresa manteve projetos e iniciativas para a evolução dos serviços, como um novo site para a Águia Branca e a Águia Flex, e um sistema totalmente inédito para relacionamento com os clientes. “Seguimos fortes. Estamos confiantes para, nos próximos meses, promovermos a retomada gradual de nossa operação e o crescimento”, finaliza a diretora.