“Atacarejos ganham força em cenário de incerteza econômica”, diz CEO do Grupo Coutinho
A expansão deste tipo de negócio no Espírito Santo foi debatida no Data Business Varejo, nesta quinta-feira (03), em Vitória
O modelo de atacarejo, segmento que combina o atacado e o varejo, tem ganhado força ano após ano no Espírito Santo. Segundo o CEO do Grupo Coutinho, Fabrício Coutinho, a proposta trouxe, no cenário de incerteza econômica, uma segurança para o cliente.
O assunto foi tema do painel "Gestão e estratégia para o crescimento do atacarejo", realizado nesta quinta-feira (03), no Data Business Varejo, evento de negócios que reuniu lideranças empresariais do Espírito Santo para discutir a temática de “Transformação Digital e Inovações no Varejo”.
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Em entrevista ao Folha Vitória, o CEO afirmou que além da segurança, o atacarejo consegue ganhar força com o preço mais baixo, item procurado por muitos clientes, principalmente em períodos de crise econômica.
"A proposta do atacarejo é trazer preço. Ele não entregará grandes serviços, não entregará conveniência ou grande variedade de produtos, mas o preço entregará! O cliente mais sensível priorizará muito o preço e essa está sendo a principal motivação do crescimento do atacarejo", disse Fabrício Coutinho.
Segundo o empresário, como a própria composição das palavras de “atacado e varejo”, o modelo visa atender uma maior parcela de clientes.
“Ele busca atender o consumidor final como o supermercado, tanto o pequeno e o médio comércio. Com isso, a dinâmica concorrencial realmente se acentua mais diante dos diversos papéis executados", disse Coutinho.
Espírito Santo tem atrativos para o mercado
Durante a entrevista, o CEO afirmou que o varejo no Espírito Santo está dinâmico e desafiador. Além disso, a competição está aumentando entre os estabelecimentos.
"Mas isso é bom, porque nos faz repensar a estratégia e avaliar as melhores alternativas para continuar crescendo", disse Coutinho.
Diante disso, foi destacado que o Estado tem atrativos como outras unidades da federação, entretanto, a situação foi acentuada nos últimos anos.
"Por exemplo, o Assaí não estava aqui, chegou com mais uma loja e com planos para crescer. Mesmo assim, com competências temos mercado para todos", disse Coutinho.
Dentre os atacarejos que operam no Espírito Santo estão: Atacado Vem, Super Atacado Sempre Tem, Atacadão, Assaí Atacadista, Topmax Atacarejo, dentre outros.
“Lançamentos são pensados em toda a cadeia produtiva”, destaca Eduarda Buaiz
A empresária e vice-presidente da Buaiz Alimentos, Eduarda Buaiz, orgulha-se de manter uma relação muito próxima com a cadeia produtiva e os colaboradores. Durante o painel "Cadeia do Varejo: sinergia entre Indústria, Distribuição e Vendas", ela destacou como os lançamentos são pensados.
A cadeia produtiva da empresa envolve desde a compra da matéria-prima de excelência, à gestão interna e ao bem-estar dos funcionários e colaboradores.
"Primeiro, a gente se preocupa muito internamente com a gestão. Começa com a compra da matéria-prima de excelência, tanto o grão de trigo 100% importado quanto o grão de café que é 100% capixaba. A gente também pensa na gestão interna de pessoas", disse Eduarda.
Durante o painel, a empresária destacou que a inovação está no DNA da Buaiz Alimentos, que traz o item essencial, mas sem perder a tradição da empresa, que completa 83 anos em 2024.
As diversas inovações são ressaltadas com o lançamento de mais de 20 produtos nos últimos anos. “Temos, como alguns exemplos, a linha para fazer pão, os itens em colaboração com a chef Flávia Gama, a farinha para pizza, entre outros”.
O Data Business lotou o Cinemark na manhã desta quinta-feira, no Shopping Vitória. Participaram dos debates empresários e lideranças ligadas ao varejo.