Economia

Putin: 'Queremos oferecer cooperação no setor nuclear e de gás natural'

O presidente russo afirmou que deseja fortalecer o uso do gás natural. "Também queremos oferecer cooperação no setor nuclear", declarou

Estadão Conteúdo

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quarta-feira, 13, que está pronto para aumentar cooperação com países do Brics para fornecimento de fontes renováveis de energia.

"A Rússia tem as mais modernas tecnologias de energia limpa e estamos dispostos a aumentar nossa cooperação neste setor, começando com Índia e China", disse Putin no encerramento do Fórum Empresarial dos Brics.

Putin está em Brasília para participar da 11ª Cúpula do Brics, que se encerra na quinta, 14. Além dele, acompanham o evento o presidente Jair Bolsonaro; o presidente da China, Xi Jinping; o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi; e o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

Putin disse que é preciso fortalecer o vínculo entre países do Brics. "Sei que importantes negociações ocorreram. Está na hora de implementá-las", disse.

O presidente da Rússia afirmou que a situação da economia global segue "complexa", mas que países emergentes têm contribuição importante para o crescimento. Segundo ele, a recessão tem levado ao aumento de "atitudes protecionistas e problemas alfandegários".

Putin disse que tenta implantar políticas econômicas equilibradas, estimular mercado de crédito, e manter o nível de vida da população russa, o que afastaria o país de uma recessão mais duradoura, segundo ele.

O presidente citou negócios nas áreas farmacêutica, de exploração aeroespacial e aeronáutica como potenciais próximas cooperações da Rússia com países emergentes. "Queremos aumentar cooperação também na área de informação e informática", disse, citando o mercado de antivírus como um destaque.

Segundo Putin, a Rússia busca melhorar o "arcabouço regulatório". Ele disse que após o primeiro trimestre deste ano, o preço dos títulos de seu país teve aumento significativo. Ainda declarou que recentemente cresceu mais de 20% o comércio da Rússia com países do Brics.

Pontos moeda