PRÊMIO LÍDER EMPRESARIAL

Economia

José Luiz Galvêas: “O salvador da pátria, que sabe tudo, é uma liderança fadada ao fracasso”

O empresário já foi condecorado pelo 38º BI do Exército com a medalha Tibúrcio

Foto: Divulgação

Fundador e diretor-presidente da Galwan Construtora, José Luís Galvêas Loureiro é engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Espírito Santo e pós-graduado em Engenharia de Segurança. Em 1981, como engenheiro autônomo, começou a construir no sistema de condomínio fechado, constituindo a Galwan alguns anos depois.

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

José Luís foi diretor do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Espírito Santo por nove anos, membro do conselho fiscal da Ademi por dois mandatos e eleito sete vezes Líder Empresarial pela Rede Vitória. Pelo Crea-ES, foi escolhido Engenheiro do Ano, e pela Findes foi eleito Destaque Empresarial do Ano. O empresário já foi condecorado pelo 38º BI do Exército com a medalha Tibúrcio.

Qual é o seu conceito de liderança?

O líder precisa ser justo e transparente na maneira de agir e de se colocar. Saber ouvir, estar aberto a novas ideias e aproveitar todo o potencial da equipe também são ingredientes importantes para um bom líder. A liderança não se impõe, é construída em função da credibilidade, da capacidade de levar os projetos adiante. É preciso conhecimento técnico e bom discernimento nas tomadas de decisão para que os liderados fiquem seguros e confiem no líder.

Por que você foi considerado líder no seu segmento?

Primeiro por estar há 40 anos trabalhando no segmento. Também sou fundador e presidente de uma empresa que tem uma história bem-sucedida. A Galwan está no mercado há 34 anos, tendo construído uma grande quantidade de prédios. Esta não é a primeira vez, já fomos eleitos em anos anteriores. Agradecemos a confiança e ficamos muito lisonjeados com o reconhecimento da sociedade.

Quais são os pilares de uma liderança de sucesso?

Transparência, verdade e ética. Colaboradores, clientes e fornecedores, em momento nenhum, podem se sentir enganados. A solução de qualquer coisa é a verdade e a transparência. Os problemas não podem ser escondidos, eles precisam vir à luz para que todos juntos ajudem a resolvê-los. A verdade é a base de tudo.

Quais são os maiores desafios e conquistas de ser líder?

O desafio de ser líder de setor não é a mesma coisa de ser líder de sua própria empresa. Assumir uma posição onde te colocaram não pode abalar em nada a sua humildade de saber que não está acima de ninguém. É preciso responsabilidade e postura ética. Atitude para elevar e não para diminuir.

A liderança proporciona, por exemplo, ser eleito líder de um setor tão importante como o da construção civil, com pessoas que comandam grandes empresas. Colocar no currículo que um dia fui indicado pela classe é muito gratificante. Tenho orgulho de ter começado como um simples engenheiro e ter chegado a uma posição de líder de um mercado tão importante. É uma satisfação pessoal muito grande, um respeito a minha trajetória. É uma sensação de missão cumprida misturada com motivação para trabalhar. Isso mostra que não perdemos a garra, eu me sinto muito feliz.

Como motivar pessoas e alinhar os propósitos dos colaboradores com os da empresa?

Eu já fui professor. Tenho um tom professoral e um entusiasmo enorme com os jovens que confiam em si e buscam montar seus negócios. Quando a pessoa começa a acreditar em si, que ela, como ser humano, consegue fazer alguma coisa, ela faz. É importante despertar isso nas pessoas. Os propósitos da empresa precisam estar claros para todos os colaboradores de forma que o alinhamento aconteça.

Em que momento e circunstância o líder não pode errar? Por quê?

Não pode errar na ética e no propósito. Não pode errar na conduta com o setor. O líder precisa saber ouvir, ter consciência de que é humano, reconhecer seus erros sem transferi-los a terceiros, buscar corrigi-los e perseguir acertar sempre.

Este momento desafiador pelo qual estamos passando, por exemplo, pode servir como uma oportunidade para os líderes? Se sim, de que forma?

É preciso buscar soluções criativas. O mercado da construção civil cresceu muito. Temos um papel importante de fomentar o mercado e mostrar a empresa como patrimônio da sociedade, não apenas do dono. A sociedade deve ter orgulho das empresas, que geram emprego, renda e geram impostos.

Qual é o futuro da liderança? Que comportamentos e atitudes caracterizam o líder do futuro?

Ser cada vez mais uma liderança horizontal, levar em consideração as ponderações das pessoas, saber ouvir. O salvador da pátria, que sabe tudo, é uma liderança fadada ao fracasso, já nos tempos de hoje. É preciso ser firme e unir as pessoas.

Que futuro você quer para você, sua empresa e seus liderados?

A vida é uma busca da felicidade. É muito difícil olhar só para você sem olhar para todos que o cercam. O que eu quero é o equilíbrio, que todos estejam bem. Principalmente eu estar consciente de que fiz o que estava ao meu alcance. É importante não desanimar, ter entusiasmo para continuar liderando, pois sei que muita gente depende mais disso do que eu próprio. Tenho que entregar o máximo e dar continuidade. É preciso sempre acreditar, seguir em frente.


Pontos moeda