PRÊMIO LÍDER EMPRESARIAL

Economia

Luciano Machado: “O líder não pode ter a presunção de que não erra”

Para ele, conhecimento, capacidade de se relacionar e aptidão para implementar mudança são os pilares de uma liderança de sucesso

Foto: Divulgação

Luciano Machado iniciou sua carreira em 1982, como estagiário. Formou-se em 1984, é mestre na área de Direito e Economia pela Universidade Gama Filho, ex-diretor da OAB/ES, ex-conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil pela OAB-ES, presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-ES) e sócio da Machado, Mazzei & Pinho Advogados Associados, uma sociedade de advogados com atuação no direito empresarial, com foco no direito civil (contrato, planejamento sucessório), imobiliário, societário, tributário e trabalhista.

Qual é o seu conceito de liderança?

Liderança é sinônimo de relacionamento e gestão. Ser líder é estar presente e próximo aos liderados, é ser incentivador, passar confiança, delegar funções, cobrar e reconhecer resultados. Para ser líder, a pessoa deve manter um relacionamento profissional saudável com seus colaboradores, exigindo o melhor de cada um e reconhecendo os seus méritos.

Por que você foi considerado líder no seu segmento?

Desde 1985 na advocacia, sempre atuei com absoluta ética, responsabilidade e comprometimento profissional. São anos de intenso compromisso com os nossos clientes e colaboradores. Acredito que o meu reconhecimento como líder no segmento de advocacia se deve, em grande parte, pela minha atuação profissional e pessoal.

Quais são os pilares de uma liderança de sucesso?

Conhecimento, capacidade de se relacionar e aptidão para implementar mudança.

Quais são os maiores desafios e conquistas de ser líder?

Prever problemas e prover solução, manter a equipe motivada e focada nos resultados planejados. Eu me sinto realizado quando vejo a equipe unida e motivada em busca de soluções.

Como motivar pessoas e alinhar os propósitos dos colaboradores com os da empresa?

Para motivar as pessoas, o líder deve comunicar-se de forma intensa e produtiva, inspirar os outros a melhorar o desempenho e estabelecer uma relação de confiança. É possível conseguir o alinhamento de propósitos mediante a implantação de um robusto processo de comunicação. Os valores, a missão e a visão da empresa devem estar claros para todos.

Em que momento e circunstância o líder não pode errar? Por quê?

O líder não pode ter a presunção de que não erra. Os líderes também erram. A diferença de um líder ruim para o grande líder é a forma pela qual eles lidam com os seus próprios erros.

Este momento desafiador pelo qual estamos passando, por exemplo, pode servir como uma oportunidade para os líderes? Se sim, de que forma?

Eu penso que sim, os grandes líderes se destacam em momentos de crise. Neste momento o líder deve implantar, com rapidez, as mudanças o que seu negócio exige.

Que comportamentos e atitudes caracterizam o líder do futuro?

O líder do futuro deve sempre buscar a inovação, atento às mudanças. Além disso, o líder deve ser um profissional que acompanha o seu mercado, baseado em informações precisas de dados atuais e projeções futuras.

Que futuro você quer para você, sua empresa e seus liderados?

Quero estar sempre motivado, fazendo o que eu gosto. Ficarei feliz com o crescimento da empresa e a realização pessoal e profissional dos meus liderados.