Luiz Rigoni: “Tenho muita satisfação com os resultados do meu trabalho”
Recentemente, a Rimo foi agraciada com prêmios nacionais de reconhecimento de produtos, qualidade e atendimento, motivo de muito orgulho para todos da empresa
Luiz Rigoni começou a trabalhar desde muito pequeno como ajudante de marcenaria. Com o tempo, passou a dirigir parte da empresa dos irmãos, até que, em 1989, fundou a Rimo, que já tem 31 anos de mercado, sendo uma das poucas indústrias com o ISO integrado 9001:2015.
Recentemente, a Rimo foi agraciada com prêmios nacionais de reconhecimento de produtos, qualidade e atendimento, motivo de muito orgulho para todos da empresa.
Qual é o seu conceito de liderança?
É sempre buscar fazer o melhor em toda a caminhada. Na vida empresarial, há muitos momentos em que precisamos decidir e agir, uma hora ampliando os negócios, outra hora tomando decisões e atitudes que, às vezes, não acontecem como o previsto. Mas a capacidade e a vontade de acertar levam a caminhos que deixam o líder realizado.
Por que você foi considerado líder no seu segmento?
A consideração vem daquilo que você faz e representa. Sempre trabalhei além dos negócios da minha empresa, me envolvendo no setor moveleiro empresarial em associações locais, estaduais e nacionais, como nas federações, ajudando e contribuindo com o desenvolvimento do setor.
Quais são os pilares de uma liderança de sucesso?
Perenidade nos negócios e na vida junto com a sociedade, ir além do seu negócio empresarial, estar nos meios sociais com atuações colaborativas e participativas.
Quais são os maiores desafios e conquistas de ser líder?
São tantos desafios, mas o principal e acreditar no seu negócio e buscar se atualizar com tantas mudanças e burocracias tecnológicas que vêm surgindo. O aprendizado contínuo e o respeito conquistado junto a sociedade são as conquistas. Tenho muita satisfação com os resultados do meu trabalho.
Como motivar pessoas e alinhar os propósitos dos colaboradores com os da empresa?
Com respeito e bons exemplos. Não deixar nada que não seja bem entendido para os colaboradores.
Em que momento e circunstância o líder não pode errar? Por quê?
Não pode é perder a confiança dos colaboradores, e, se errou, esclarecer e mostrar novos caminhos e reconquistar a confiança.
Este momento desafiador pelo qual estamos passando, por exemplo, pode servir como uma oportunidade para os líderes? Se sim, de que forma?
Sem dúvida, estamos vivendo um aprendizado diferente de tudo que já passamos. Novos erros e acertos como sempre, mas o grande aprendizado é nestas horas recuar um pouco e deixar passar a tempestade, no caso a pandemia, e recomeçar com mais pé no chão, mas a determinação de sempre.
Que comportamentos e atitudes caracterizam o líder do futuro?
Sempre tivemos grandes e pequenos líderes em todas as áreas e continuará havendo os bons exemplos, que sempre serão vitoriosos. Mas neste mundo muito rápido que estamos vivendo, com as mudanças e novas adaptações, novas lideranças vão aparecer. O líder do futuro, com certeza, tem respeito e bons exemplos, além de um vasto conhecimento.
Que futuro você quer para você, sua empresa e seus liderados?
Manter os princípios que nos trouxeram até aqui.