PRÊMIO LÍDER EMPRESARIAL

Economia

Marcelo Frisso: “O líder não pode errar nas dificuldades”

Atualmente, são 132 unidades da Rede Farmes em 24 municípios capixabas. Com expansão já em execução, até o final de 2020 serão 140 lojas

Foto: Vitor Machado e Everton Nunes

Pós-graduado em varejo de pequenas empresas e mestre em economia empresarial, Marcelo Frisso é proprietário de farmácia e presidente da Rede Farmes, uma rede associativista do varejo farmacêutico que tem o objetivo de oferecer melhores condições e competitividade de mercado aos empresários do Espírito Santo.

Atualmente, são 132 unidades da Rede Farmes em 25 municípios capixabas. Com expansão já em execução, até o final de 2020 serão 140 lojas.

Qual é o seu conceito de liderança?

Agregar as pessoas. Não há outra definição. E na associação que comandamos, a liderança não é nada mais do que que a capacidade de juntar pessoas e orientá-las na mesma direção.

Por que você foi considerado líder no seu segmento?

Temos um trabalho forte e de muitos resultados. Fazemos a diferença numa rede local, totalmente capixaba, frente a frente com as redes nacionais. Nossas unidades são bem localizadas e focadas. Sabemos o que queremos e, por isso, o caminho é mais fácil. Tudo isso gera resultados, e a liderança vem por causa deles.

Quais são os pilares de uma liderança de sucesso?

Envolver as pessoas nos objetivos, mantendo todos no mesmo foco. Esse é o maior pilar.

Quais são os maiores desafios e conquistas de ser líder?

Nessa pandemia foram tantos desafios... Mas as conquistas compensam, principalmente quando atingimos os objetivos de crescer mais, manter o crescimento e levar as pessoas junto, fazendo-as crescer também. Na liderança temos que desenvolver as pessoas e focar no que elas têm de melhor, e nossa maior gratidão é vê-as se desenvolvendo.

Vitor Machado e Everton Nunes
Vitor Machado e Everton Nunes
Vitor Machado e Everton Nunes
Vitor Machado e Everton Nunes
Vitor Machado e Everton Nunes
Vitor Machado e Everton Nunes
Vitor Machado e Everton Nunes
Vitor Machado e Everton Nunes
Vitor Machado e Everton Nunes
Vitor Machado e Everton Nunes
Vitor Machado e Everton Nunes

Como motivar pessoas e alinhar os propósitos dos colaboradores com os da empresa?

Deixando claro para as pessoas onde elas podem chegar, incentivando-as a sempre subir mais um degrau, aprender uma habilidade nova para conseguir um novo posto de trabalho, por exemplo.

Em que momento e circunstância o líder não pode errar? Por quê?

O líder não pode errar nas dificuldades. Quanto mais difícil for o momento, mais ele tem que acertar e ser mais assertivo. Nas dificuldades é que saem as boas ideias e a força.

Este momento desafiador pelo qual estamos passando, por exemplo, pode servir como uma oportunidade para os líderes? Se sim, de que forma?

Sim. Justamente no momento mais difícil é que temos que ser mais assertivos. Quando está tudo tranquilo, a tendência é relaxar, mas não pode ser assim. Quanto mais difícil, melhor. Neste ano muito desafiador, por exemplo, atingimos a meta de crescimento anual ainda em novembro.

Que comportamentos e atitudes caracterizam o líder do futuro?

Saber sair das situações adversas e colocar as pessoas do seu lado para caminharem juntos.

Que futuro você quer para você, sua empresa e seus liderados?

Quero todo mundo empregado, feliz, batalhando, crescendo e vivos.


Pontos moeda