O candidato a prefeito de Vitória Capitão Assumção (PL) está sem Instagram. Sua rede social está suspensa desde segunda-feita, dia 30. A data é a mesma do dia da visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Grande Vitória, quando Assumção participou de carreata com ele.
Em nota, o candidato alega que sua voz está sendo cerceada por conta de seu crescimento nas pesquisas. Não há, no entanto, ainda a informação do motivo da suspensão.
O jurídico do candidato disse que eles não foram intimados acerca dessa suspensão, e que estão buscando o juiz eleitoral de Vitória para tentar devolver o acesso ao Instagram do candidato.
Ao tentar entrar no perfil antigo de Assumção, o Instagram diz que houve denúncia para restringir o conteúdo e que foi realizada uma avaliação jurídica e de direitos humanos, sustentando que após a análise o conteúdo foi restringido na localidade em que o conteúdo viola a lei.
Antes do período eleitoral, Assumção havia tido o acesso às redes suspenso por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O perfil voltou a existir, segundo o jurídico de Assumção, para dar isonomia ao pleito eleitoral.