Um candidato a vereador pelo município de Vitória foi detido neste domingo (6) pela Polícia Militar após realizar propaganda eleitoral irregular na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEFs) São Vicente de Paula, localizada na Praça Irmã Josepha Hosanah, no Centro de Vitória, onde ocorria votação.
A ação foi caracterizada como crime eleitoral, já que a Justiça Eleitoral proíbe aglomeração de pessoas utilizando vestuário padronizado e instrumentos de propaganda eleitoral de forma ostensiva. O nome do detido não foi divulgado pela PM.
LEIA TAMBÉM:
Candidato à reeleição em Cariacica, Euclério não é liberado da UTI e fica impedido de votar
Durante patrulhamento a pé, policiais avistaram o candidato acompanhado de uma mulher, ambos caracterizados com adesivos de campanha, subindo as escadas da escola, enquanto o homem carregava uma bandeira de campanha aberta e tremulando.
Os militares orientaram o casal a não entrar na seção eleitoral com a bandeira exposta, uma vez que a conduta se enquadra como crime eleitoral. No entanto, a orientação foi ignorada, e os dois entraram no colégio eleitoral sem acatar a solicitação.
Após deixarem a seção eleitoral, o candidato e a mulher foram abordados novamente e informados sobre a irregularidade cometida. Foi oferecida a elaboração de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), inicialmente recusado pelo candidato.
A situação só foi resolvida com a chegada de um juiz eleitoral, que reforçou as explicações dadas pela equipe policial. Com a intervenção do juiz, o candidato aceitou a confecção do termo circunstanciado.
Ao final, ambos foram liberados no local, sem apresentar lesões corporais e com todos os seus pertences. A polícia destacou que a bandeira utilizada pelo candidato fazia parte de sua própria campanha eleitoral.