instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Logotipo Eleições 2024

Candidatos no ES que não são do PL podem usar imagem de Bolsonaro, decide TRE

No início do mês, os candidatos foram proibidos de publicar fotos com membros proeminentes do partido

Em julgamento nesta segunda-feira (30), o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) determinou que os candidatos a vereador em Cariacica, Tenente Assis (PTB) e Cabo Fonseca (União Brasil), podem utilizar fotos do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, mesmo que não façam parte do Partido Liberal (PL), o qual Bolsonaro é filiado.

No início do mês, os candidatos foram proibidos, após uma liminar eleitoral do PL do município, de publicar fotos com membros proeminentes do partido, como o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro

LEIA TAMBÉM:
> Pesquisa Futura aponta Euclério com 76,6% das intenções de voto em Cariacica
> Futura: Em São Gabriel da Palha, Tiago Rocha tem 47,3% e Valdecir Cezar 40,3%
> “A escola precisa pautar o debate de gênero”, defende Camila Valadão em sabatina

O PL Cariacica argumentou que os candidatos têm usado as imagens de Bolsonaro de forma indevida, o que foi acatado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo. 

Na decisão, consta que a utilização da imagem de pessoas públicas, como o ex-presidente e o deputado federal, pode causar desequilíbrio ao pleito, considerada a potencialidade da imagem dos envolvidos.

No entanto, em julgamento nesta segunda-feira (30), o TRE-ES chegou ao entendimento que ambos os candidatos estavam utilizando de seus arquivos pessoais para publicação de fotos nas redes sociais, uma forma de propaganda eleitoral passiva e, neste caso, não há impedimento da Justiça para compartilharem de fotos com outras figuras políticas.

A legislação, como foi pontuada na sessão, diz respeito à propaganda ativa, onde há intenção de pedir voto diretamente, ou nas propagandas eleitorais na televisão e no rádio. Nesses casos, há impedimento do uso da imagem de candidatos de partidos que não estejam coligados.

, ,

Veja Também